O candidato a prefeito Dr. Magno Zanellato (Novo) propõe a implantação do sistema de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) para interligar Ponta Grossa. Segundo ele, a cidade já está preparada para receber esse tipo de transporte por ser cortada por trilhos. “A infraestrutura já está pronta”, afirmou, em entrevista ao portal DCmais.
O VLT é uma composição ferroviária que funciona com energia elétrica e existe, atualmente, em nove cidades brasileiras. “Eu vejo como uma possibilidade. O município tem 144 escolas que poderiam ser cobertas com placas de energia fotovoltaica para alimentar os VLTs e toda a Prefeitura”, disse o candidato.
Sobre saúde, Magno disse que pretende construir um novo hospital municipal, mas que esse não seria um projeto a curto prazo. Ele considera o atendimento de filas urgente, por isso, pretende, inicialmente, fazer convênios com hospitais privados e filantrópicos para socorrer a demanda. Outra proposta para a área é “desospitalizar” pacientes sequelados. “Gente que precisa de cuidado mais contínuo pode ser atendida em casa pelas equipes da Prefeitura. São pessoas que não precisam se deslocar às unidades de saúde e de pronto-atendimento”, explicou o candidato, que é médico há 30 anos.
Magno defendeu ainda a internação compulsória de moradores de rua. “Sou a favor da liberdade, mas uma pessoa nessa situação, viciada, não tem condições de falar”, justificou.
O prefeiturável também apresentou projetos para o meio ambiente, habitação e segurança, entre outros.
Série do DCmais
As propostas aqui listadas foram apresentadas na série de entrevistas com candidatos a prefeito da cidade, realizada pela equipe do DC. Os principais pontos de cada entrevista serão apresentados ao longo dos próximos dias pelo Diário dos Campos e portal DCmais.