O deputado federal Aliel Machado (PV), pré-candidato à prefeitura de Ponta Grossa, disse esta semana que seu plano de governo vai prever uma nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no bairro de Oficinas. Aliel afirma que a proposta é fundamentada na necessidade de atendimento de urgência e emergência existente na região.
“Essa proposta, elaborada por especialistas em saúde, dialoga com o Governo do Estado, com o Governo Federal e com a necessidade de atender aonde hoje existe uma deficiência no atendimento”, justifica.
Segundo a assessoria do deputado, no atual mandato, ele articulou, junto ao Ministério da Saúde, a contratação de 30 médicos no município, pelo Programa Mais Médicos; a habilitação da UPA Santana, para receber mensalmente recursos federais; R$ 7,8 milhões para a construção do novo Centro Especializado em Reabilitação do Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais (HU-UEPG); e R$ 8 milhões para a construção de unidades de saúde.
UPA Uvaranas
O deputado também se pronunciou sobre a decisão do Conselho de Saúde sobre a instalação da UPA de Uvaranas. O parlamentar destacou que a decisão do conselho é técnica, mas fez um apelo para que a decisão seja revista, já que ele julga o equipamento de saúde essencial para aquela região. “As disputas políticas não podem prejudicar a população”, destacou.