O mês de novembro de 2022 já iniciou como o mais frio pelo menos desde os anos 90. Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar),cidades de algumas regiões do Paraná como noroeste, oeste, sudoeste e sul registraram a sua menor temperatura desde a instalação das estações meteorológicas da entidade, que ocorreram, em sua maioria, há 25 anos (em 1997).
“Destaque deste amanhecer para o frio registrado em vários setores do Paraná. Recordes de frio ocorreram, por exemplo, em Cascavel, Umuarama e Pato Branco”, afirma o meteorologista Samuel Braun.
Ele lembra que o frio se deve ao fato da passagem de uma massa de ar polar que adentrou no estado pela Argentina e pelo Paraguai – e por isso a região dos Campos Gerais não foi tão afetada quanto outras.
“O frio mais intenso deve permanecer na manhã do feriado [desta quarta-feira, dia 2] e de quinta-feira. Regiões como o sudeste e o sul podem ter geadas”, reforça ele.
O DC já havia publicado uma reportagem sobre a previsão de frio fora de época na semana passada. Relembre: Início de novembro pode ter ‘ares’ de inverno com geadas no PR
Veja, abaixo, as tempraturas mínimas registradas no Paraná nesta terça-feira (1), vídeos do meteorologista explicando e falando sobre o frio que está fazendo em novembro e também a previsão do tempo para Ponta Grossa.
Vídeos do meteorologista Samuel Braun
Frio em novembro: previsão para PG
De acordo com o Simepar, nesta terça-feira (1) a temperatura não deve passar de 14ºC em Ponta Grossa. São previstos chuviscos até o início da madrugada de quarta-feira (2), que, porém, deve passar o dia sem ocorrência de chuvas. A temperatura deve variar entre 8ºC e 13ºC e as rajadas de vento podem chegar a 51 km/h.
Na quinta (3) a expectativa é pelo retorno do Sol, que deve aquecer um pouco a cidade: a previsão é que os termômetros variem entre 9ºC e 17ºC, mesma tendência para sexta (4).
O fim de semana deve seguir na mesma linha, com Sol e temperaturas entre 11ºC e 18ºC no sábado (5) e 9ºC e 19ºC no domingo.
Veja: