em

UPA registra aumento de pacientes com problemas respiratórios, em Ponta Grossa

Nos primeiros 20 dias de julho, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Ponta Grossa já atendeu 2.104 pessoas com queixas respiratórias. Na mesma crescente, a Fundação Municipal de Saúde estava monitorando 3.523 pacientes com sintomas gripais, até a última segunda-feira. Um aumento de 677 monitorados em relação ao dia 1 de julho.

A UPA é a estrutura de referência para a comunidade e atende apenas pacientes com sintomas respiratórios, seja coronavírus ou não. Portanto, toda pessoa que tem problemas respiratórios como gripe, tosse, dor de garganta, entre outros, deve procurar a unidade. Os números de julho já superaram o total de atendimentos de junho, quando a UPA atendeu 2.093 pessoas com problemas respiratórios. A média diária, nos primeiros 20 dias deste mês, é de 105 pacientes que procuraram atendimento na UPA.

As pessoas vão até a UPA da Santa Paula e são enquadradas como casos suspeitos de covid-19, entram para a monitoria da equipe epidemiológica e são monitoradas via telefone diariamente ou a cada 48 horas, dependendo do caso. De acordo com a Prefeitura de Ponta Grossa, nas ligações a equipe questiona sobre o estado de saúde do monitorado e se ele teve contato com outra pessoa. Durante a ligação o paciente é orientado também a respeito da importância do isolamento social, de formas de transmissão e sinais de risco.

Ainda segundo a prefeitura, o paciente é liberado do monitoramento passados 14 dias após o início dos sintomas sem apresentar piora ou após o realizar o teste para covid-19 e der negativo.

Atendimentos com queixas respiratórias na UPA

Abril – 1.339

Maio – 1.434

Junho – 2.093

Julho (até dia 20) – 2.104

Fonte: Prefeitura Municipal de Ponta Grossa

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.