em

Sesa confirma surto de covid-19 em dois asilos de Ponta Grossa

Imagem ilustrativa / Arquivo DC

Ponta Grossa já soma, pelo menos, sete óbitos decorrentes de covid-19 em asilos. A situação ocorre em duas das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) da cidade: Asilo São Vicente de Paulo e Lar das Vovozinhas Balbina Branco. Dessas, seis ocorreram entre os dias 9 e 16 de setembro, o que indica surto da doença nas duas entidades. 

Os dados foram obtidos pelo DC por meio do cruzamento das informações dos boletins municipais com os obituários. No final da tarde de segunda-feira (21), a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa-PR) confirmou a ocorrência dos surtos.

Na definição divulgada em agosto pela Sesa-PR, “para a configuração de um surto é preciso o registro de pelo menos três confirmações, por teste do RT-PCR, no mesmo ambiente, em um período de 14 dias entre os casos”. O dado não só aponta para casos confirmados, como se refere especificamente a óbitos. O mais recente ocorreu no dia 16, e corresponde ao 88º óbito na cidade.

De acordo com a FMS, o idoso de 83 anos possuía comorbidades, teve teste PCR positivo nesse domingo (20). Não deixou filhos, e faleceu no Hospital Regional do Centro Oeste, em Guarapuava. O sepultamento ocorreu diretamente no Cemitério São Vicente de Paula (Vicentino).

A reportagem vem tentando contato com os asilos mencionados desde o surgimento dos primeiros casos. No entanto, a ligação só é atendida na recepção, sem que haja posterior retorno da direção ou da assistente social das instituições.

Surtos no PR estão sendo rastreados

“O Estado possui um grupo de monitoramento dos surtos, o qual realiza ações junto às Regionais de Saúde e municípios quando necessário. A Sesa já testou PCR 10 mil residentes e 6 mil trabalhadores de ILPI no Paraná”, informou a Sesa-PR. Grande parte dos surtos foi identificada no rastreamento preventivo das ILPI.

De acordo com a secretaria, as ações adotadas pelas equipes de vigilância e atenção municipais e estaduais são para minimizar os impactos causados pela covid-19 nas ILPI, principalmente, com a execução das medidas de prevenção de novos casos, isolamento dos idosos, afastamento dos trabalhadores, manejo clínico, acionamento dos outros pontos da rede de atenção a saúde (hospitais e serviços de urgência e emergência). Além de orientações para os gestores, trabalhadores e residentes.

Mortes em asilos ocasionadas por covid-19

88ª – homem, 83 anos – 16 de setembro – Asilo São Vicente de Paulo

83ª – mulher, 102 anos – 13 de setembro – Lar das Vovozinhas

82ª – homem, 76 anos – 16 de setembro – Asilo São Vicente de Paulo

81ª – mulher, 84 anos – 16 de setembro – Lar das Vovozinhas

80ª – mulher, 85 anos – 16 de setembro – Lar das Vovozinhas

67ª – homem, 77 anos – 09 de setembro – Asilo São Vicente de Paulo

54ª – homem, 75 anos – 31 de agosto – Asilo São Vicente de Paulo

Fonte: Boletim da covid-19 e obituários do município

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.