em

Ponta Grossa tem menor taxa de casos de covid do ano

Boletim informa oito novos casos e nenhum óbito

fundo-realista-de-coronavirus_
Foto: Reprodução

Ponta Grossa registrou, em seu boletim desta terça-feira (5), o registro de oito novos casos confirmados de covid-19. O número é menor informado em um único boletim, desde o início do ano. Até agora, o recorde havia sido em 3 de janeiro, quando houve nove casos confirmados de infecção pelo SARS-CoV-2.

Casos de covid

O boletim desta terça também informa que não houve novos óbitos informados. Aliás, o município não informa novas mortes atribuídas ao novo coronavírus desde o início do mês, mantendo o número de 1.526 mortes em toda a pandemia. Também ocorre a redução nos casos de isolamento domiciliar, que eram 7.885 na segunda-feira (4) e agora são 7.589. Há seis pacientes internados, sendo um em leito de enfermaria e cinco em leitos de UTI.

A aparente retração na circulação do vírus também fica demonstrada nas estatísticas atualizadas das médias móveis. Conforme detalhada pela Fundação Municipal de Saúde, o números de casos confirmados teve queda de 6,6% nos últimos 14 dias, em relação ao mesmo período anterior. No que se refere aos óbitos, a variação foi de -59,2%.

Os dados sugerem que os contágios diminuíram e que o vírus perde força no que se refere a casos graves da doença. É um alívio, em um contexto no qual o uso da máscara deixou de ser exigido na maioria das situações, não há restrição de público em eventos, e existe um esforço por parte de todos os segmentos de comércio e serviços para um retorno às atividades comuns.

Leitos

Apesar disso, é preciso lembrar que os dados estatísticos de contágio tendem a apresentar maior subnotificação, agora que é possível realizar autotestes da covid-19. O verdadeiro termômetro da covid continuam sendo os hospitais. Em Ponta Grossa, o Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais apresentou significativa queda nas ocupações. A Ala Covid agora tem ocupação de 30% na UTI e 25% na enfermaria, totalizando 11 pessoas internadas.

Confira o boletim completo

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.