em

Máquina deve garantir testagens da covid-19 em Ponta Grossa

A prefeitura de Ponta Grossa começou a utilizar nesta quarta-feira (19) uma máquina para dar maior agilidade às testagens em casos de suspeita de covid-19. Segundo a assessoria de imprensa, é estimada a realização de 150 diagnósticos por dia.

A máquina permanecerá no laboratório municipal central Alfredo Berger, onde realizará a execução e processamento dos testes, a partir de amostras de sangue coletadas em pacientes nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

As pessoas que terão acesso aos testes continuam sendo as mesmas que, até então, por critérios clínicos fazia a testagens. Não é livre demanda, e a coleta continuará sendo feita com dia e horário marcados.

O equipamento já existia, mas foi credenciado para a realização de mais este exame. Anteriormente, realizava TSH, T3, PSA, Hepatites, HIV, Toxoplasmose e Citomegalovírus. Todos os exames laboratoriais realizados nos Hospitais Municipais e nas Unidades Básicas de Saúde são enviados ao laboratório central para execução e processamento.

Testes

De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, os kits para testes rápidos são enviados pelo Estado e, com este novo modelo, o município poderá realizar a testagem mesmo que os kits não sejam enviados, por exemplo. No entanto, os testes feitos pelo equipamento são sorológicos e o resultado não fica imediatamente pronto. De acordo com a assessoria, são diagnósticos validados, como são os testes rápidos feitos nas UBS. Somente pacientes que fazem teste rápido e entram em óbito passam pelo teste PCR para posterior confirmação.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.