em

“Isso é resultado de aglomerações”, diz Beto Preto sobre avanço do coronavírus

Foto: Ari Dias/AEN

O Secretário de Estado de Saúde, Beto Preto, enviou uma nota aos veículos de imprensa na manhã deste sábado (21). Em forma de carta à população, ele pede atenção aos cuidados em relação à covid-19. Ele frisa que, apesar de estar ocorrendo reativação de leitos que já haviam sido desligados no atendimento à doença, o controle dos números depende ainda mais da ação de cada pessoa. Na tarde de sexta-feira (2), ele também falou à imprensa sobre as ações na região de Curitiba.

Confira o texto na íntegra:

A Secretaria de Estado da Saúde alerta que apesar da reativação de leitos, medidas de consciência pela população devem ser adotadas neste momento. Os paranaenses já foram colaborativos neste sentido e precisamos novamente deste esforço.

Não faltaram leitos de UTI no Paraná até o momento. Foi habilitada uma segunda rede hospitalar para enfrentar a pandemia. O Governo do Paraná está atuando de maneira firme e descentralizada para assegurar estas estruturas. Mas leitos disponíveis não são a justificativa para que as pessoas façam festas, realizem churrascos com amigos, promovam encontros ou estejam aglomeradas. Quem puder ficar em casa, que faça isso. São recursos e estruturas finitas.

Quase 6 mil paranaenses já morreram pelo coronavírus. O vírus é incontrolável e atinge qualquer pessoa.

É preciso coragem de todos neste cenário. Os municípios têm autonomia para decidir sobre medidas restritivas nos seus territórios. Muitos gestores estão fazendo esforços imensuráveis nesta crise. Mas o vírus já mostra que não escolhe a sua vítima. Pessoas morreram.

Por isso, precisamos de todos nesta guerra. Preservar vidas e a saúde dos paranaenses é a nossa missão.

Beto Preto, secretário de Saúde do Paraná

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.