em

FMS informa queda em casos e óbitos por covid-19

Fonte: Fundação Municipal de Saúde (FMS)

O número de casos e de óbitos ocasionados pela covid-19 permanece em queda em Ponta Grossa, conforme gráficos disponibilizados pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), a pedido do Diário dos Campos e portal dcmais.

De acordo com os dados oficiais, desde a segunda metade de junho, o município vem verificando uma queda constante na média móvel de casos confirmados. No momento, a média móvel – que esteve em 250 no início de junho – está em 53,29 casos. A redução foi de 38,3% em sete dias e de 55,6% em 14 dias.

A taxa de óbitos também apresentou queda no período analisado. No final de junho estava perto de 7 óbitos por dia. Após uma queda rápida nos números, desde o início de julho o o traçado do gráfico está abaixo de dois óbitos/dia. A média móvel atualmente é de 1,43 óbito por dia. A redução foi de 28,6% em sete dias e de 41,2% em 14 dias.

Com esses dados, a FMS aponta que a média móvel de casos atualmente está próxima da verificada em novembro de 2020. A média móvel de óbitos corresponde ao registrado em janeiro de 2021 no município.

Os gráficos também deixam clara a existência de três grandes picos de contágio, nos meses de janeiro, março e maio/junho de 2021. Março permanece sendo o mês em que houve maior avanço da pandemia em Ponta Grossa. Também foi o mês com maior número de óbitos, chegando à média de 11 mortes por dia.

Vacinação

A queda nos números pode ter relação com a vacinação contra covid-19, que avançou no município, em especial nas últimas semanas. Em seu vacinômetro, a prefeitura informa que 61,3% da população vacinável (com mais de 18 anos) já recebeu pelo menos uma dose do imunizante. Outros 23,8% desse público receberam a segunda dose ou a dose única.

Três novos óbitos

O boletim da covid-19 dessa terça-feira (20) registrou três novos óbitos atribuídos à doença. Também informou 64 novos casos. O município soma agora 47.926 casos confirmados, estando 16.376 pessoas ainda em isolamento domiciliar. Há 28 pessoas internadas em leitos de enfermaria e 47 em leitos de UTI. A taxa de ocupação das UTIs SUS por pessoas com covid é de 81,6% e na enfermaria é de 75,4%, segundo o Hospital Universitário.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.