em

FMS considera pandemia estável, apesar de aumento na média móvel

Dr. Rodrigo Manjabosco, presidente da FMS / Foto: Arquivo DC

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) se manifestou, nessa sexta-feira (3), a respeito dos números da média móvel da covid-19 em Ponta Grossa. Reportagem do Diário dos Campos e portal dcmais mostrou um aumento nas estatísticas relacionadas a contágio pelo coronavírus em Ponta Grossa. No entanto, o presidente da FMS, Dr. Rodrigo Manjabosco, afirma que esse crescimento é pontual, e que a cidade ainda registra uma estabilidade da pandemia.

Média móvel

“A FMS entende que a média móvel vem se mantendo estável , com pequenos acréscimos em uma semana ou outra, mas que o número de óbitos vem caindo vertiginosamente. A princípio, estamos conseguindo um bom resultado com a vacinação, que tem trazido uma diminuição nos casos moderados e graves dentro da pandemia”, disse Manjabosco.

Ele destaca que, apesar de o panorama atual ser de controle sobre os números da doença, é preciso ressaltar a necessidade de manter ainda o cuidado em relação ao contágio. Nós ainda estamos com o vírus circulante. A população deve ser vacinada até o final do mês de setembro, mas isso não pode se refletir em não tomar os cuidados necessários”, lembrou.

Estatísticas

Há uma semana, a variação da média móvel em sete dias havia sido de -9,4%. Em 14 dias, havia sido de -17,6%. Nas estatísticas informadas pela FMS nessa quinta-feira (2), a variação é de 9,8% em sete dias, e de 16,9% em 14 dias. A inversão aponta para o aumento do número de contágios. Os dados se referem a estatísticas verificadas até o dia 30 de agosto. Por outro lado, houve redução de 80% nas mortes em sete dias e queda de 75% nos óbitos em 14 dias.

Confira aqui os dados mais atuais da covid-19, segundo a Prefeitura de Ponta Grossa

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.