em

FMS aponta queda em contágios e em óbitos causados pela covid

A Fundação Municipal de Saúde aponta, em Ponta Grossa, queda de 52,9% na média móvel de mortes no comparativo com sete dias atrás, e redução de 59% em relação a 14 dias atrás. Na média móvel de casos, o decréscimo foi de 20,6% em relação a sete dias atrás e a variação foi de -29,5% em relação a 14 dias atrás, conforme gráfico disponibilizado pela assessoria de imprensa, a pedido do Diário dos Campos e portal dcmais.

Checamos

A reportagem cruzou os dados com os números disponíveis no painel da covid, disponível para consulta on-line no site da prefeitura, que apresenta os casos por data de diagnóstico até 6 de  julho. Os números oficiais realmente apontam um variação de -29,7% nos 14 dias compreendidos entre 23 de junho e 7 de julho. Nos 14 dias entre 9 de junho e 22 de junho, a variação foi de -25,7%.

Diante da queda maior que 15% pontos percentuais, as estatísticas revelam uma redução, até o momento constante, na média móvel de contágios. Em 9 de junho, era de 226 novos casos por dia. Na terça-feira (6) era de 119 casos dias.

Um óbito

A prefeitura de Ponta Grossa informou, no boletim da covid-19, a inclusão de um óbito atribuído à covid-19. A vítima é uma mulher com idade entre 70 e 79 anos. É o segundo dia seguido que o boletim informa uma morte, embora o número de casos novos diagnosticados permaneça acima de 100. Foram 137 novos casos. Ainda há 32 óbitos aguardando diagnóstico, e 970 pessoas aguardam resultados de exames.

Hospitais

No Paraná, o número de pacientes com sintomas de covid-19 à espera de uma vaga em leito hospitalar regrediu bastante. São 111 pessoas na fila de espera, segundo o portal de transparência da Secretaria de Estado de Saúde (SESA-PR). A taxa de ocupação no Hospital Universitário, em Ponta Grossa, seguem em 98,3% na UTI e em 78% no setor clínico, conforme boletim da UEPG. Nos demais hospitais (públicos e privados), as UTIs estão todas ocupadas. No leitos clínicos o percentual é de 57,3% de ocupação na cidade.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.