em

Fila de espera por leito covid cai 27% em junho no Paraná

letreiro informando sobre entrada restrita por conta do coronavírus em hospital.
Foto: Geraldo Bubniak/AEN

O número de pacientes no Paraná com sintomas de covid-19, à espera de um leito de UTI ou de enfermaria, caiu 27,4% entre 1º de junho e 16 de junho. É o que apontam os dados oficiais disponibilizados pela Secretaria de Estado de Saúde (SESA-PR) em seu portal da transparência.

De acordo com a planilha atualizada diariamente pela secretaria, no início do mês havia 1.212 pessoas à espera de um leito para atendimento de caso covid. Desses, 712 precisavam de UTI e 500 de leito clínico.

Os números continuaram subindo até o dia 3 de junho, quando teve início um processo de redução de pacientes na fila de espera. A queda foi mais significativa nesta semana. A segunda-feira (14) marcou a primeira vez, em 24 dias, que houve menos de mil pacientes aguardando uma vaga no SUS para caso apontado como covid-19. Nessa quarta-feira (16), eram 879 pacientes aguardando um leito. Desses, 499 aguardavam UTI e 380 leito clínico.

Segue alta ocupação

Apesar da queda, os hospitais continuam com altos índices de ocupação. Basicamente, basta que um leito seja liberado para que a Central de Regulação do Estado direcione o paciente que irá ocupá-la em seguida. O Estado tem 95% de ocupação em leitos de UTI e 81% em leitos de enfermaria.

Novos leitos

A reportagem do Diário dos Campos verificou no portal da Agência de Notícias do Paraná quantos leitos a mais foram ativados para atendimento dos pacientes. Desde 31 de maio até essa quinta-feira (17) o Governo do Estado noticiou a liberação de mais 59 leitos clínicos e 25 de UTI no Paraná, incluindo os novos leitos de enfermaria na Santa Casa de Prudentópolis. São, portanto, 84 leitos novos. Todos direcionados exclusivamente ao tratamento de pacientes com sintomas de covid-19.

O número de leitos de UTI disponíveis em 31 de maio era de 1.954; agora são 1.990. Os leitos de enfermaria eram 2.842; agora são 2.879. Na prática, já estão em uso 73 leitos a mais do que em 1º de junho.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.