A Fundação Municipal de Saúde de Ponta Grossa registrou mais 11 casos de coronavírus nesta segunda-feira (20) e uma morte. Com isso, são sete mortes pela doença em 20 dias. No total, são oito óbitos por covid na cidade. O primeiro falecimento ocorreu no dia 9 de junho.
O município alcançou 945 confirmações de coronavírus, com 391 pessoas em isolamento domiciliar, seis internados em enfermaria, 10 internados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 530 recuperados. O governo ainda monitora 3.532 pessoas com sintomas gripais e 22 pessoas que estão hospitalizadas e aguardam resultado dos exames para covid. Além disso, dois óbitos permanecem em investigação.
A oitava morte por coronavírus em Ponta Grossa foi de um homem, de 57 anos, que estava internado no Hospital Universitário Regional há alguns dias e acabou falecendo na manhã desta segunda-feira. O paciente tratava comorbidades (não foi revelada qual).
O homem trabalhava como motorista, morava no bairro Colônia Dona Luiza e deixou duas filhas. O corpo foi sepultado no distrito de Uvaia, ainda na manhã de ontem.
Todos os óbitos registrados em Ponta Grossa foram de pacientes homens e sete deles ocorreram no mês de julho. Sete dos pacientes tinham mais de 50 anos e três deles tratavam comorbidades.
Leitos
Com 30 vagas na UTI do Hospital Universitário Regional, os pacientes ocupavam 73% dos leitos, na noite de ontem. São 13 pacientes de Ponta Grossa (nove pacientes confirmados com covid e quatro suspeitos) e oito vagas com pessoas de outras cidades (oito confirmados com covid e um descartado para a doença).
Já os leitos clínicos, das 24 vagas, 16 estão ocupadas. São sete pacientes de Ponta Grossa (quatro confirmados e três suspeitos) e outras nove de moradores da região (seis confirmados e três suspeitos).
Testes
De domingo para segunda-feira, apenas 27 testes para covid-19 foram realizados em Ponta Grossa. Cinco testes RT-PCR foram realizados com um paciente positivo para a doença e 22 testes rápidos foram feitos com 10 confirmações. Desde o início da pandemia, já foram 3.065 testes RT-PCR feitos e 7.197 testes rápidos.
Idades
A população jovem é a mais atingida pela doença no município. Do total dos 945 casos, 225 pacientes tem entre 20 a 29 anos. Seguidos de 223 casos de 30 a 39 anos. A faixa etária dos 40 a 49 anos há 190 pacientes. Entre 50 a 59 anos, o município registrou 129 pacientes.
Os idosos, acima de 60 anos, são 114 casos confirmados. Já na faixa que contempla os recém-nascidos até 19 anos são 64 pacientes.