em

Covid: Fila de espera por leitos reduz a patamares de abril no PR

(Foto: Rodrito Felix Leal/AEN)

A fila de espera por leitos SUS exclusivos para pacientes com sintomas de covid-19 segue em redução, e atingiu, no domingo (27), patamares que não eram verificados desde abril desse ano. Conforme dados extraídos do portal da transparência da Secretaria de Estado de Saúde (SESA-PR), o Paraná tem 251 pacientes esperando por uma vaga em leito de enfermaria (143) ou de UTI (108).

Número como esse não era verificado desde 15 de abril, quando houve 250 pacientes na fila de espera. Embora não seja o ideal, uma vez que a simples existência de uma fila revela que ainda existe colapso no sistema de saúde, a queda coincide com a manutenção dos decretos estaduais que restringem a circulação de pessoas e a realização de atividades em determinados horários.

Leitos

Em abril, a redução também só ocorreu enquanto estavam em vigor decretos que buscavam diminuir os altos números de internações verificados em março, e atribuídos à covid-19. De acordo com o mais recente boletim da doença divulgado pela SESA-PR, a taxa de ocupação no estado está em 94% nas UTIs e em 67% nas enfermarias.

Hospital Universitário

No Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais (HU), em Ponta Grossa, a ocupação segue também demonstrou redução. Nessa segunda-feira, a UTI ficou abaixo de 100% (96,6%) e o setor clínico em 93%. As informações foram divulgadas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.