O contágio pela covid-19 em Ponta Grossa continua em crescimento, conforme apontam dados da Fundação Municipal de Saúde (FMS). O levantamento feito pelo Diário dos Campos a partir dos boletins diários oficiais da doença, revela que a variação da média móvel de novos casos chegou a 43,3% nos últimos 14 dias.
Conforme detalhado anteriormente pela FMS, para haver estabilidade, é preciso que a variação de médias móveis esteja em torno de 15%. Para isso, são analisados períodos de 14 dias – tempo de incubação do vírus, surgimento dos primeiros sintomas e a procura pelo sistema de saúde. Se a variação for até 15%, a situação e estável. Se for superior, medidas mais restritivas devem ser tomadas.
Nos últimos 14 dias, Ponta Grossa teve média móvel máxima de 67,5 casos diários (03/09) e mínima de 47,1 casos diários (30/08). A variação foi de 43,3%. Portanto, segundo a FMS, a cidade ainda vê aumentar a taxa de novos positivados. No último levantamento, realizado pelo DC 14 dias atrás, a variação foi de 37,6%.
Testes
No entanto, o aumento na média móvel verificado, principalmente, na última semana, coincidiu com o aumento nas testagens. A soma de testes rápidos (com insumos do governo federal), RT-PCR (com insumos do Governo do Estado) e sorológicos (no laboratório municipal) teve um recorde no último dia 5, quando 610 testes foram aplicados. A informação consta em boletim da FMS.
Casos
A média móvel é obtida realizando a soma de casos verificados em um dia e nos seis dias que o antecederam. Em seguida, o resultado é dividido por sete. O valor apresenta um parâmetro mais real da evolução de casos, porque reduz a variação ocasionada pelo represamento de resultados laboratoriais, por exemplo. A metodologia vem sendo usada pelas principais pesquisas relacionadas à covid-19. O mesmo procedimento permite calcular a variação de testes aplicados.