em

Abril foi o mês menos letal desde o início da pandemia

Estatísticas oficiais demonstram mudança no perfil da pandemia ao longo de cerca dois anos

Imagem: Freepik

O mês de abril em Ponta Grossa representou um marco histórico importante no que se refere à pandemia de covid-19. De acordo com as estatísticas oficiais fornecidas pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), foi registrado somente um óbito suja causa foi apontada como sendo resultado de contágio pelo SARS-CoV-2. O número é o menor registrado em um único mês, desde que o novo coronavírus começou a causar mortes na cidade.

Óbitos na pandemia

De acordo com o painel de estatísticas da covid-19, disponibilizado pela FMS, o único mês em que houve um óbito registrado foi junho de 2020, que também marcou o início das mortes pela covid em Ponta Grossa. A escalada da doença surpreendeu já no mês seguinte, quando foram 14 mortes. Os números seguiram oscilando, e atingindo picos, sendo que o mais alto deles ocorreu em março de 2021, quando foram 322 mortes no mês.

Gráfico mostra diferentes fases da pandemia a cada ano, em Ponta Grossa / Imagem: FMS

Uma redução nos números começou a se consolidar em julho de 2021, quando foram 74 mortes (110 mortes a menos do que no mês anterior). Em dezembro de 2021, foram sete mortes. Nos meses seguintes, em 2022, os números ainda oscilaram, mas se mantiveram bem abaixo das estatísticas o ano anterior. Foram 12 óbitos em janeiro, 36 em fevereiro, 20 em março, e um em abril.

Os dados de abril ainda são parciais. Dados consolidados devem ser apresentados nesta terça-feira (3) pela FMS. Porém, em todo o mês passado, foram registrados seis óbitos. A maioria é de retroativos mas, mesmo que não fossem, significariam o menor número desde julho de 2020.

No Paraná

A redução também foi destacada no Paraná. Foram 84 óbitos em abril. Além de ser um número quase 80% menor do que o registro de março deste ano (409 mortes), os dados são os mais baixos dos últimos dois anos. Desde abril de 2020 o Estado não registrava menos de 100 mortes por mês.

Os diagnósticos de positividade da doença também apresentaram queda significativa no último mês. De acordo com os registros, abril somou 25.438 casos confirmados, e, além de ser o número mais baixo do ano, também é 53% menor que os dados de março (54.835 casos). (Com informações da AEN)

Leia também:

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.