em

Programa recupera nascente com plantio de mudas em Imbaú

Divulgação/ Prefeitura de Imbaú

A equipe do Programa Matas Sociais no Paraná realizou neste mês diversas atividades no Projeto Bacia Escola, no município de Imbaú. A conservação dos recursos hídricos esteve no centro do debate com a comunidade.

O Programa, em parceria com a Prefeitura Municipal de Imbaú e comunidade de Faxinal de São Pedro, está proporcionando a restauração de uma nascente de água em uma propriedade rural, dentro da Bacia Escola do Rio Santinho. Foram plantadas 150 mudas de árvores nativas, doadas pela Apremavi através do Programa.

O objetivo da iniciativa Bacia Escola é o monitoramento do controle da vazão do Rio Saltinho, da carga de sedimentos e da turbidez da água. A bacia hídrica abastece a cidade de Imbaú e as comunidades próximas, como Faxinal de São Pedro e Charqueadinha.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Imbaú

Leia também: Fazenda em Castro pretende tirar araucárias do risco de extinção

Lideranças de Imbaú participaram da atividade, com a secretária de Meio Ambiente, Naigler Cavalcante Jangada; o secretário de Agricultura, Jocelino Couto Ribeiro e a secretária de Desenvolvimento Urbano e Rural, Janaina Inglês da Luz.

Emílio André Ribas e Marcos José dos Santos, técnicos da Apremavi, apresentaram orientações para garantir o desenvolvimento das mudas. A manutenção e proteção da área é de responsabilidade dos proprietários, que receberão auxílio e orientação técnica do Matas Sociais para o sucesso da restauração.

MATAS SOCIAIS
As nascentes fornecem água limpa e fresca, essencial para as necessidades humanas e de todas as formas de vida. O Matas Sociais – Planejando Propriedades Sustentáveis é um projeto da parceria entre a Klabin, a Apremavi e o Sebrae que tem o objetivo de contribuir para o fortalecimento econômico, ambiental e social das pequenas e médias propriedades rurais nos 11 municípios onde o projeto atua (Telêmaco Borba, Imbaú, Ortigueira, Curiúva, Sapopema, São Jerônimo da Serra, Cândido de Abreu, Rio Branco do Ivaí, Reserva, Tibagi e Ventania).

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.