em

Produtora rural de Ipiranga é finalista do Prêmio Mulheres do Agro 2023

Alessandra conta que nasceu e cresceu no meio rural, sendo filha, neta e bisneta de produtores (foto: divulgação)

Há alguns anos, a vida de Alessandra Barth deu uma reviravolta, de professora para produtora rural. E, de lá para cá, as inovações e mudanças que a cooperada da Frísia realizou na gestão da propriedade localizada no município de Ipiranga, região dos Campos Gerais, a colocaram como uma das finalistas da sexta edição do Prêmio Mulheres do Agro, reconhecimento que este ano dá ênfase às boas práticas agropecuárias baseadas nos pilares ESG (sigla em inglês para ambiental, social e governança).

A premiação acontece durante o 8º Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio, maior evento do segmento na América Latina e que ocorre nos dias 25 e 26 de outubro, em São Paulo.

“Por insistência de uma amiga que conhece minha história, me inscrevi para a categoria pequena propriedade no último dia de inscrição. E não é que sou uma das finalistas!”, destaca Alessandra, que administra uma propriedade produtora de leite de 38 hectares.

Tradição familiar

Alessandra conta que nasceu e cresceu no meio rural, sendo filha, neta e bisneta de produtores dos dois lados da família. Quando surgiu uma oportunidade para estudar, ela agarrou e se formou em pedagogia. “Não por vocação, mas por ter tido uma oportunidade, já que as condições para estudar na época eram muito precárias. Morávamos muito longe, pouco dinheiro, nem telefone tínhamos”.

Em 2022, ela se aprofundou na atividade agropecuária, fez cursos e auxiliou o pai na gestão. Em seguida, se tornou cooperada da Frísia. No mesmo ano, seu pai se aposentou da atividade, passando a gestão integralmente para Alessandra.

Alessandra conta que nasceu e cresceu no meio rural, sendo filha, neta e bisneta de produtores (foto: divulgação)

Leia mais: Lutador de PG conquista Copa Paraná de Taekwondo

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.