em

Procissão fluvial deve reunir mais de 40 barcos em Castro

Foto: Renato de Oliveira\ Divulgação

Em celebração aos 250 anos da fundação da Paróquia Sant’Ana, mais de 40 barcos deverão cruzar o Rio Iapó, em Castro. O evento também integra a programação da 101ª Festa de Sant’Ana, que conta ainda com o Rota 4×4 das Capelas, tropeada de cavaleiros e amazonas, e momentos religiosos.

Procissão de barcos em Castro

A grande Festa da Padroeira (26 de julho) faz parte do calendário turístico/cultural do município. A tradicional descida da padroeira pelas águas do Rio Iapó é aguardada com muita expectativa.

O barqueiro e contabilista Ricardo Carvalho Gomes terá a incumbência de escoltar uma réplica da imagem da padroeira, na embarcação que servirá como barco/madrinha. Normalmente, esta escolha é feita através de sorteio entre os próprios barqueiros.

“Este ano, teremos como novidade som com músicas sacras e a reza do terço durante a descida pelo rio. A concentração dos barqueiros se inicia pela Usina de Captação de água da Sanepar, ao lado da Vila Poço Grande. A chegada será no ancoradouro da Prainha, perto das nove horas da manhã do dia vinte e seis”, revelou Júlio Thoth que, junto com outros companheiros, organiza e orienta a procissão dos barcos.

Festa

Nas edições anteriores, as festividades terminavam com o churrasco. Neste ano, logo depois da missa solene, a programação vai se estender até às 18 horas, com apresentações artísticas/culturais e gastronomia. As novenas seguem até o dia 25. “E no dia 26, dia de Sant’Ana, depois da procissão fluvial e da missa, haverá churrascada e praça de alimentação aberta durante todo o dia. Será uma tarde cultural, com muitas atrações”, convida o pároco, padre Sandro José Brandt. Todos os dias, após a novena, haverá partilha. “Traga um prato salgado ou doce e participe conosco”, orienta o pároco. Na véspera do feriado municipal, 26 de julho, será realizado um bingão, a partir das 20 horas.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.