Piraí do Sul entrega 425 óculos para estudantes da rede pública


Por Redação Diário dos Campos
óculos entregue à rede pública

Foto: divulgação/assessorias

óculos entregue à rede pública
Foto: divulgação/assessorias

A Prefeitura de Piraí do Sul, em parceria com o Governo do Estado do Paraná, realizou nesta quarta-feira (24) a entrega de 425 óculos de grau para estudantes da rede pública de ensino e da APAE. A ação faz parte do Programa Bons Olhos Paraná, iniciativa que promove a saúde visual de crianças e adolescentes e contribui para a melhoria do aprendizado e da qualidade de vida.

A cerimônia contou com a presença de estudantes, familiares, comunidade escolar, secretários municipais, vereadores e demais autoridades. Também participaram Rogério Carboni, representando a Casa Civil do Estado do Paraná e Daniel Andreatta, da secretaria de Desenvolvimento Social e Família.

Em Piraí do Sul, 2.493 estudantes participaram da triagem oftalmológica realizada nas escolas. Após essa etapa, 456 alunos foram encaminhados para consultas especializadas. Como resultado, 425 receberam gratuitamente seus óculos de grau, enquanto outros 31 estudantes foram encaminhados pela Secretaria Municipal de Saúde para acompanhamento especializado e realização de exames complementares.

O prefeito Henrique Carneiro destacou a importância da iniciativa para o desenvolvimento dos alunos e aproveitou para anunciar novos investimentos na educação.

“Hoje é um dia muito especial para Piraí do Sul. Estamos entregando 425 óculos para nossos estudantes, garantindo melhores condições de aprendizado e mais qualidade de vida. Cuidar da visão é cuidar do futuro das nossas crianças. E seguimos avançando na educação”, afirmou.

A secretária municipal de Educação, Daniela de Mattos Ribas, ressaltou a importância do programa para o rendimento escolar dos estudantes.

“Muitas vezes, dificuldades de aprendizagem estão relacionadas a problemas de visão que passam despercebidos. Com essa iniciativa, conseguimos identificar essas situações e garantir o atendimento necessário. Ver nossos alunos recebendo seus óculos e tendo mais condições de acompanhar as aulas é motivo de grande satisfação para toda a equipe da Educação”, destacou.

É importante ressaltar que o Programa Bons Olhos Paraná atende estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental das redes municipal, estadual e da APAE, seguindo critérios definidos pelo Governo do Estado.

Além disso, o município mantém o programa “Vendo e Aprendendo”, que realiza avaliações visuais com alunos da Educação Infantil e dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, contribuindo para a identificação precoce de possíveis dificuldades de visão.

Com os resultados alcançados em Piraí do Sul, o programa reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, beneficiando centenas de estudantes e promovendo mais inclusão, saúde e oportunidades para o futuro.

Sair da versão mobile