em

Investimentos em saúde e educação estão entre as demandas de Telêmaco Borba

Os documentos são assinados por órgãos públicos e associações da sociedade civil organizada (foto: Alep)

A Assembleia Itinerante, projeto da Assembleia Legislativa do Paraná que promove a aproximação do cidadão com os parlamentares, realizou sessão especial em Telêmaco Borba na noite desta quarta-feira (20) para receber as reivindicações da região.

Os parlamentares deixam o município dos Campos Gerais do Estado levando ao Poder Legislativo uma série de demandas, sugestões e propostas que visam melhorar a vida da população. Os documentos são assinados por órgãos públicos e associações da sociedade civil organizada. Esta é a 12ª sessão especial de interiorização da Assembleia Legislativa do Paraná.

Demandas da Prefeitura de Telêmaco Borba

A Prefeitura de Telêmaco Borba solicita a implementação de um Centro de Atendimento Especializado destinado a crianças com necessidades especiais, abrangendo transtornos, deficiências, entre outras condições. Além disso, é solicitado a destinação de ônibus e van adaptados; a implantação de Ambulatório de Oncologia; a destinação de recursos para custeio e manutenção dos serviços de Saúde; a implantação de um ambulatório regional multidisciplinar no município que atenderá Telêmaco Borba e cidades da região; e a manutenção de uma terceira ambulância do SAMU.

A administração municipal também pede a ampliação da oferta de Cursos Superiores e Especializações presenciais na área da Educação. A instituição solicita ainda a construção de dois colégios estaduais no município; a construção de sede própria para o Centro de Referência Especializado de Assistência Social Samuel Klabin; e a construção de sede própria para o Centro de Referência de Assistência Social Cidade Nova. Por fim a Prefeitura também pede a implantação da trincheira na Vila Osório e da terceira faixa na PR-160, entre Telêmaco Borba e Curiúva.

Demandas da ACITEL

Já a Associação Comercial e Empresarial de Telêmaco Borba (ACITEL) solicita a promoção da integração e parceria do Polo Digital Gralha Azul ao Programa de Estímulo às Ações de Integração Universidade, Empresa, Governo e Sociedade, denominado Agência de Desenvolvimento Regional Sustentável e de Inovação (Ageuni). De acordo com a instituição, essa colaboração é fundamental para impulsionar a inovação e desenvolvimento sustentável na região.

O órgão também solicita a criação pelo Governo do Paraná de um Núcleo Regional de Inovação em Telêmaco Borba. Para a ACITEL, o núcleo poderá promover a inovação e fornecer suporte às empresas locais na adoção de práticas inovadoras.

Mais reivindicações

A Câmara de Vereadores pede recursos para pavimentação e recape de diversas ruas, para a construção de uma clínica multidisciplinar para atendimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e para aquisição de veículos, ambulâncias e equipamentos para a saúde pública. O órgão também solicita a ampliação do atendimento médico de pediatria na rede municipal de saúde pública, o apoio para a execução da trincheira do bairro Vila Ozorio e melhorias na PR-160 e PR-340.

O Sindicato Patronal dos Hotéis, Meios de Hospedagem e Gastronomia de Telêmaco Borba e Região reivindica solicita apoio junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT), para melhoria na sinalização de identificação de acessos ao município de Telêmaco Borba na BR-376 e o incentivo fiscal para fomentar a diversificação de novas empresas no Distrito industrial da cidade.

Já a empresa Klabin pede celeridade no processo de elaboração de convênio para a construção de um novo Centro de Hemodiálise no município e o licenciamento da Farmácia de Fitoterapia Klabin.

Leia mais: Prefeitura de PG vai destinar R$ 32 mi por ano para reajuste de servidores

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.