em

Cooperados da Frísia recebem certificação para produção de milho sustentável

Cooperados receberam troféus que simbolizam a conquista (foto: Priscila Azevedo)

A sustentabilidade, que é um dos valores da Cooperativa Frísia, se tornou uma exigência do mercado, que a aplica na fabricação de produtos para o consumo humano. Assim, oito cooperados receberam a certificação FSA (Farm Sustainability Assessment ou Avaliação de Sustentabilidade Agrícola, em português), estando aptos a produzir milho waxy de forma sustentável.

A analista da Frísia, Priscila Azevedo, explica que um cliente da cooperativa exigiu a certificação dos cooperados para todo o milho fornecido à empresa. “Ela usa o milho waxy para a produção de outros produtos, como emulsificante, por exemplo, ingrediente usado na fabricação de xampu, pasta de dente ou mesmo alimentação infantil”, conta.

Requisitos para a certificação

Os cooperados receberam a certificação em Tibagi, em maio, em um evento realizado pela cooperativa. Na ocasião, foram entregues troféus em reconhecimento ao compromisso com a produção sustentável de milho.

Para a obtenção do certificado, conta Priscila, eles passaram por um checklist completo. Na avaliação, é feita a revisão documental e de procedimentos, entrevistas com colaboradores e stakeholders, avaliações das práticas agronômicas, de sustentabilidade e sociais. Também é analisada a infraestrutura, como área para higienização, distanciamento do local de abastecimento, entre outros.

Leia mais: Grupo Calpar instala  sua própria casa no Agroleite 2024 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.