O Simepar está alertando a população da região dos Campos Gerais para a possibilidade de tempestades nesta quarta-feira (02). De acordo com os meteorologistas, está sendo aguardada mudança nas condições do tempo no Paraná, em função do avanço de uma frente fria. Pode ocorrer tempestade com granizo nos Campos Gerais.
Tempestade com granizo nos Campos Gerais
Um sistema frontal deve encontrar um ambiente ainda aquecido, situação que favorece a ocorrência de temporais (chuvas, ventos fortes, raios e até granizo). A possibilidade é mais elevada para o oeste, sudoeste, centro-sul, Campos Gerais e Região Metropolitana de Curitiba. No entanto, não está descartada a possibilidade de tempestades no norte/noroeste entre a tarde e noite (situação típica de primavera).
Ainda de acordo com o Simepar, a previsão é de que chuvas ocorram em Ponta Grossa nesta quarta-feira (2) e na quinta-feira (3). Com isso, as temperaturas devem cair, ficando a mímima na quinta em 13°C e a máxima em 19°C. A chuva deve dar trégua nos dias seguintes, ficando o tempo nublado e abafado, pelo menos até a próxima segunda-feira (7). Nova sequência de chuvas é aguardada a partir do dia 9 de outubro.
Alerta do Inmet
Já o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informa diferentes alertas para o estado do Paraná: onda de calor e baixa umidade indicam perigo potencial. O alerta é amarelo para esses casos e se refere ainda para esta terça-feira (1º). Já o alerta laranja é também para o risco de tempestade. São esperadas chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos. Esse alerta se estende até esta quarta-feira (2) às 15 horas, principalmente para o extremo sul do Paraná.