A Cooperativa Castrolanda abriu, nesta terça-feira (6), a edição 2024 do Agroleite – uma das maiores feiras do agronegócio brasileiro. O tradicional evento acontece em Castro, capital nacional do leite, até sexta-feira (9). Com o tema Horizontes em Sintonia, o evento é uma vitrine das mais modernas tecnologias e também dos animais mais qualificados na produção leiteira.
O secretário de Agricultura do Paraná, Natalino Avance de Souza, esteve na abertura do evento, que contou com a presença do presidente da Castrolanda, Willen Bouwman, e do vice-governador Darci Piana. “Temos um respeito especial pela exposição e pela região dos Campos Gerais, sinônimo de qualidade do leite”, destacou Souza. “Reconhecemos a importância que Castro, Carambeí, Arapoti e a região têm na balança financeira”, completou.
O governador Ratinho Jr (PSD) estaria no Agroleite na tarde de terça-feira, mas a visita foi adiada. Pela manhã, o governador estava em São Paulo e a aeronave que o traria teve uma pane e ele não pôde vir. A passagem dele por Castro foi remarcada para quinta-feira (8), às 10 horas.
Anúncios do governo
Na ocasião, ele deverá anunciar o Parque Tecnológico de Castro e fazer a entrega simbólica de tratores para os colégios agrícolas. O secretário estadual de Educação, Roni Miranda, compareceu ao Agroleite e disse que os 23 colégios do Paraná serão beneficiados. “Nessas instituições estudam muitos filhos de pequenos agricultores, então, eles irão aprender a pilotar os tratores e a fazer a manutenção das plantações”, explicou.
A exposição acontece no Castrolanda Expo Center, com entrada gratuita. O horário de funcionamento é das 8 às 19 horas.
Para este ano, são esperados 120 mil visitantes e um volume de negócios na casa dos R$ 200 milhões.