em

UEPG e prefeitura oficializam parceria com OFEC

O reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Miguel Sanches Neto, assinou nesta terça-feira, 08 de janeiro, o termo de cooperação com a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa para a instalação de um centro de treinamento para as categorias de base do Operário Ferroviário Esporte Clube (OFEC). A iniciativa da UEPG concretiza o primeiro centro de treinamento de uma equipe de futebol profissional em uma universidade. No próximo dia 27, data da partida entre Operário e Cascavel pelo Campeonato Paranaense, a equipe deve assinar a parceria para o início das atividades no campus Uvaranas.

As obras da prefeitura no campus iniciam nos próximos dias e incluem a reforma e a construção de dois campos de futebol. Equipamentos e recursos humanos do município serão empregados para as atividades. Segundo Miguel Sanches Neto, o projeto fortalece a relação da UEPG com a comunidade externa, além de permitir a participação dos alunos no acompanhamento de crianças e adolescentes que desejam avançar no esporte.

O reitor destaca que a universidade já possui uma estrutura esportiva que pode auxiliar o Operário, e que com as novas obras ela se tornará suficiente para o desenvolvimento das categorias de base, necessário para o time que chegou à segunda divisão do Campeonato Brasileiro. “A área utilizada deve ser de uso compartilhado com a UEPG, configurando em melhorias para os próprios acadêmicos”. Outra contribuição da parceria está em fortalecer o projeto Campus Parque. “Ocupando um local não utilizado, a construção do centro de treinamento traz um efeito de segurança”, conclui.

Projeto

O Departamento de Educação Física (Dedufis) e a Coordenadoria de Desportos e Recreação (CDR) têm colaborado com o Operário desde 2017, quando iniciou o projeto de avaliação física dos jogadores da equipe principal no período de pré-temporada. Estudantes do bacharelado em educação física, mestres e egressos participaram das duas edições.

No final de 2018, a UEPG obteve o recurso de R$ 49.445,70 através do edital do Programa Estadual de Fomento e Incentivo ao Esporte (PROESPORTE). O valor deve auxiliar na realização de avaliações físicas em atletas das categorias de base, com a aquisição de equipamentos e software para o CDR.

Representantes das instituições se reuniram para firmar parceria (foto: divulgação)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.