A obsessão pelas comissões costuma ser uma cegueira generalizada no ambiente empresarial. A regra vale para todas as empresas, independente do tamanho ou da atividade, e atinge um status quase que cultural do brasileiro. A frase é do professor e consultor Luiz Gaziri, que defende a motivação aos colaboradores através de salários fixos mais altos. Mas será que isto realmente dá certo? Será o fim dos comissionados no mundo dos negócios?
Em meio à polêmica uma empresa de Ponta Grossa resolveu seguir os conselhos de Gaziri, autor do livro A Incrível Ciência das Vendas. Diretor da MCF Agrícola, Rafael Dzierwa, ouviu o consultor e hoje, quase dois anos após acabar com as comissões, vislumbra o crescimento da empresa e a satisfação dos trabalhadores, que não estão apenas rendendo e ganhando mais, mas têm segurança financeira para planejar o futuro. Confira a entrevista.
DIÁRIO Por que você optou por substituir a comissão por salários na empresa?
RAFAEL – A sugestão veio do Luiz Gaziri, o mesmo comprovou através de ciência os resultados obtidos. O que eu queria era dar uma condição adequada de trabalho aos consultores e equiparar a minha equipe em faturamento e lucratividade. Antigamente tínhamos vendedores faturando quatro a cinco vezes mais que os outros, era uma disparidade grande entre os consultores de venda, além de não termos um perfil de atendimento. Com a mudança a diferença de faturamento entre os vendedores diminuiu e todos aumentaram suas vendas. Hoje um consultor MCF equivale a quatro se comparado com o mercado.
DIÁRIO – Quantos vendedores você tinha e quantos têm hoje?
RAFAEL – Tinha cinco consultores de venda, agora estou com seis.
DIÁRIO – Você treinou os vendedores para vender mais?
RAFAEL – Nós treinamos para atender o cliente com nossa filosofia de trabalho, o aumento nas vendas veio como consequência da qualidade de venda e de eles se esforçarem mais, pois já têm o salário garantido.
DIÁRIO Com a mudança a empresa consegue vender mais?
RAFAEL – Nosso crescimento tem sido de 35% ao ano, em média.
DIÁRIO O que os vendedores falam do fim da comissão?
RAFAEL – Não falam mais nada, pois fizemos a mudança em janeiro de 2015 e já se acostumaram. Hoje eles ganham mais no salário fixo e também ganham premiações anuais por desempenho e não o tradicional salário fixo baixo e comissão por venda. Isso permite que o vendedor possa se programar e saber que todo mês terá dinheiro para ele, para a escola do filho e para planejar as compras que gostaria.
DIÁRIO – O que você pensou da proposta para acabar com a comissão?
RAFAEL – A dúvida que todos têm, será que vai dar certo? Será que o consultor não vai se acomodar e diminuir as vendas? No final foi tudo conforme a ciência já provou funcionar.
Incentivos financeiros levam aos piores resultados, diz consultor
Para o consultor, Luiz Gaziri, a comissão não é a ferramenta mais indicada para motivar a equipe. Ele afirma que centenas de estudos comprovam que para as tarefas em que a criatividade é fundamental, como é ocaso de vendas, os incentivos financeiros levam à piores resultados. Quando o profissional recebe um incentivo financeiro ele se concentra apenas no ganho e diminui o foco em realizar bem o trabalho. O dinheiro faz com que a motivação externa supere a motivação interna, diz.
Gaziri, em seu livro, cita um estudo da San Francisco State University, que mostra que a condição número um para uma pessoa ser feliz na vida e, consequentemente, ter condições de apresentar boa performance no trabalho é ter segurança financeira. Um vendedor que depende fortemente de comissões para pagar suas contas é uma pessoa sem a mínima segurança financeira e portanto, um profissional sem condições psicológicas de dar o seu melhor no trabalho.
Outra pesquisa em que se baseia, a de Duke University, aponta, conforme o consultor, que apenas 16,7% das pessoas conseguiram ter melhor performance em tarefas cognitivas, quando um incentivo financeiro foi ofertado. Isto faz com que 83,3% das pessoas tenham piores resultados, o que não é uma estratégia inteligente, observa.
Além da MCF Agrícola de Ponta Grossa, a Dpaschoal também adotou os princípios científicos que o consultor defende. Estas empresas decidiram dar segurança financeira para seus vendedores, cortando as comissões e passando a pagar salário fixo alto, dessa forma, os vendedores saem de casa pensando em como vender melhor, não em como vender de qualquer jeito, conta.
Quando a DPaschoal abandonou as comissões e passou a pagar salário fixo para seus vendedores, ela bateu seu recorde histórico de faturamento e viu o índice de satisfação dos clientes sair de 50% para 98%, afirma.
Gaziri é professor da PUC-PR e FAE Business School. Especialista em negócios, com MBAs pela Baldwin-Wallace University (Cleveland, EUA), estudou Liderança na London Business School (Londres, ING) e Administração de Empresas. Trabalhou como executivo durante 15 anos.