em

“Tenho compromisso da luta com pautas importantes”, destaca Aliel 

Com mais de 95 mil votos, Aliel Machado (PSB) foi reeleito em 2018 para mais um mandato de deputado federal. Em entrevista ao Diário dos Campos, ele faz um balanço das principais ações desenvolvidas em 2018 e fala sobre os projetos que pretende encaminhar no próximo mandato. Ele diz que terá posição crítica ao governo federal, mas que votará favorável à população. 
O deputado adianta que já no começo de 2019 deve apresentar projeto para garantir maior transparência no Poder Legislativo em âmbito municipal, estadual e federal. Aos 29 anos, Aliel, que já foi vereador – sendo eleito presidente da Câmara – e disputou a eleição para prefeito, adianta que certamente participará do pleito municipal em 2020, seja como candidato ou com apoio a um grupo político. Confira trechos da entrevista. 

Trabalhos realizados em 2018 
"Foi um ano muito atípico, de extrema polarização, de negação da política muito forte, devido aos desmandos que ocorreram, mas eu faço um saldo muito positivo do mandato, com ações importantes, tanto do ponto de vista legislativo e de fiscalização em Brasília. Do ponto de vista de recursos, novamente consegui êxito para Ponta Grossa e região. Este ano foi muito importante porque marcou o início das obras da maternidade [pública de PG] – que é a maior obra fruto de emenda individual de um deputado de Ponta Grossa. Recentemente, fruto de uma grande articulação política, tivemos a autorização para a UEPG ter o curso de nutrição, o que vai melhorar muito o desempenho do Hospital Regional. 
Na área da segurança nós finalizamos o relatório em relação às alterações do Estatuto da Criança e Adolescente e já apresentamos requerimento de urgência na Câmara dos Deputados para alteração desta pauta que a população pede, que é o aumento do tempo de internação dos adolescentes que cometem crimes mais graves. Na infraestrutura, viabilizamos equipamentos para a Polícia Militar e novas viaturas e equipamentos para a Guarda Municipal em parceria com a Prefeitura de Ponta Grossa. Tivemos recursos para saúde, educação, esporte". 

Projetos para 2019
"Sempre combati a má utilização do dinheiro público. E agora, uma das conquistas no final de mandato, foi aprovar o fim do foro privilegiado, que já foi aprovado no Senado e na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, da qual faço parte, faltando aprovação em Plenário. E, quero reassumir o compromisso da luta com pautas importantes que precisam avançar, e o foro privilegiado é uma delas. No início de 2018 contratei estudo sobre os gastos dos legislativos no Brasil. Este estudo vai virar agora uma proposta para diminuição dos custos do legislativo no Brasil inteiro. Proponho o combate aos privilégios, diminuição dos custos e aumento da transparência no Poder Legislativo em âmbito municipal, estadual e federal ". 

Recursos propostos
"Temos as propostas, mas o orçamento ainda pode ser alterado. Junto com o deputado Sandro Alex [PSD],  fizemos uma emenda de bancada muito importante para área de segurança pública para Ponta Grossa e vamos anunciar juntos. Além disso, tenho emendas individuais em várias áreas. Também quero beneficiar entidades, como por exemplo, a Associação Esquadrão da Vida, que trabalha na recuperação de dependentes químicos, o que atinge diretamente áreas de saúde e segurança pública. Além disso, tenho indicação de recursos para a Aproaut, entre outras entidades que serão contempladas. 
Tenho previsão de investimentos para todos os municípios da região. Para isso, contratei pesquisa em cidades estratégicas em municípios para região para estabelecer junto à população as áreas consideradas prioritárias. E, de acordo com a pesquisa, vamos tentar encaixar os recursos".  

Perspectiva política 
"O novo governo foi eleito na perspectiva de esperança e mudançaO que o PSB deliberou é que manteremos posição crítica sobre o governo, mas não somos contra o Brasil. Queremos saber qual a proposta econômica que vai basear o novo governo e a partir disso queremos debater com a sociedade. 
Temos pautas polêmicas que serão discutidas, como a Escola Sem Partido, a flexibilização do Estatuto do Desarmamento. É preciso sair do discurso para a prática. Estamos vivendo um avanço do conservadorismo muito perigoso, tratando de  temas sensíveis e que tratam de direitos fundamentais. Precisamos analisar profundamente os temas e debater com a sociedade". 

Relacionamento com o Estado   
"Tivemos uma reunião institucional com a bancada do Paraná em Brasília e já asseguramos um aporte de recursos pela emenda de bancada muito importante para o Paraná para segurança pública em parceria com o Governo do Estado. O momento agora é do governador eleito – Ratinho Junior (PSD) montar sua plataforma de atuação, definir equipe, e estou aqui para auxiliar no que for possível, sem amarras. Espero que ele consiga entregar aquilo que ele se comprometeu durante a campanha – uma modernização do estado e melhoria nas políticas públicas". 

Participação no pleito municipal 
"Ainda é muito cedo para cravar alguma coisa, mas vou participar das eleições. Fui candidato a prefeito na eleição passada, num dos momentos de mais ataques que sofri na minha carreira política e a população me deu 45% dos votos. Tenho sonhos para a cidade que ainda não foram implementados. Temos potencial econômico muito grande e precisamos priorizar a distribuição de renda e serviços. Não adianta crescer se os benefícios não chegarem até as pessoas. Me encantei porque tem coisas que só um prefeito pode fazer. Com certeza vou participar, mas se vai ser como candidato, se vamos agregar a um grupo político, ainda é cedo para dizer". 
 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.