em

Semana do Brasil cria expectativas no comércio de PG

Foi iniciada nesta sexta-feira (6) a campanha que visa a incentivar o consumo e estimular a economia brasileira. Idealizada pelo governo federal e intitulada de “Semana do Brasil”, a ação é promovida na semana da independência do país e segue até o dia 15 (domingo) com cerca de 4.680 empresas e entidades mobilizadas, oferecendo descontos e condições especiais de pagamento aos consumidores.

Uma das inspirações da campanha é a Black Friday, data que marca o início das vendas natalinas e oferta diversas promoções no varejo em uma sexta-feira de novembro. De acordo com o governo, a criação e o lançamento da Semana do Brasil foram estrategicamente elaborados visando a realçar o mês de setembro como mais um período de promoções que, a exemplo do Natal, poderá contribuir para aquecer a economia, movimentando o comércio e estimulando o turismo interno.

Além deste mês não contar com nenhuma data significativa para o comércio outro fator que está aumentando a expectativa do setor é a liberação parcial do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), que autorizará saques de até R$ 500 por conta a partir da próxima sexta-feira (13) – em todo o Paraná, apenas neste ano, mais de R$ 1,79 bilhão será liberado a mais de 4,19 milhões de trabalhadores.

Um dos apoiadores da campanha, o vice-presidente da Lojas MM, Marcio pauliki,destaca que empresas e empreendedores de todos os tamanhos e setores podem participar, considerando que as oportunidades se apresentam de várias formas. "A mídia federal vai atuar forte para movimentar o comércio e atuar no patriotismo, como também será bem no momento em que a população terá acesso em parte do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS)", conta o empresário, salientando que é possível potencializar o patriotismo e vendas em conjunto.

Ponta Grossa

Em Ponta Grossa dezenas de empresas aderiram à campanha, ofertando descontos variados além de promoções pague 1/leve 2 e condições especiais de pagamento. Para o diretor da Cipauto, Paulo Roberto Junior, a expectativa é de que as vendas tenham um crescimento de até 20%. “É bem interessante essa iniciativa de pegar um mês que tem menos atrativos comerciais e criar uma campanha de varejo diferenciada. Esperamos que esse período seja até 20% melhor em relação às segundas semanas do mês de setembro”, aponta Paulo.

Na avaliação do empresário César Tozetto a ação deve promover um ambiente de negócios mais animado. “Como é o primeiro ano ainda não sabemos como será a reação do consumidor, mas estamos curiosos para ver o resultado. Se pegar como exemplo a Black Friday, no Brasil o movimento iniciou há cerca de 5 anos e foi crescendo até ter anos extremamente fortes, como 2017 e 2018 – mas temos que considerar que ela é realizada em apenas um dia, enquanto na Semana do Brasil o consumidor terá 10 dias de promoções”, destaca o proprietário da rede de supermercados Tozetto.

 

Descontos chegam até a 70% na cidade

A reportagem do DC conversou com alguns dos principais representantes do setor comerciário de Ponta Grossa para conferir as vantagens que estão sendo oferecidas aos consumidores. No Shopping Palladium os descontos chegam a 70% em roupas, calçados, acessórios, perfumes, entre uma série de outros produtos. Além disso, as lojas prepararam promoções especiais como leve 3 pague 2, combos e descontos especiais para pagamentos à vista.

Na Óticas Diniz a redução de preço pode chegar ao mesmo patamar de 70% em modelos selecionados. Todas as lojas físicas da rede estão participando da campanha, com preços mais baixos tanto nos óculos de grau quanto nos de sol.

No ramo supermercadista o Tozetto está ofertando promoções em vários produtos de diversos setores em todas as cinco lojas presentes em Ponta Grossa. Já o Super Muffato possui ofertas espalhadas pela loja em alimentos, bebidas, limpeza e perfumaria, além de condições de pagamento diferenciadas para compra de eletroeletrônicos (em até 24 vezes sem juros no cartão Super Muffato) e produtos de bazar (em até 10 vezes sem juros em qualquer cartão de crédito). A empresa também aposta na venda de eletroeletrônicos com televisores a partir de R$ 999,00 e smartphones com descontos que podem chegar a 20%.

Na rede de lojas MM as principais filiais irão abrir no período da tarde do feriado de 7 de setembro, e durante a próxima semana todas as lojas do grupo terão produtos com descontos que geralmente são apenas ofertados nas grandes liquidações de final e começo de ano.

Outro segmento que contará com horário de atendimento especial é o de materiais de construção: a sede da Base Forte localizada próxima ao Parque Ambiental atende neste feriado (7) das 9 às 17 horas, ofertando promoções em todos os setores; a partir de segunda-feira (16) também está prevista a venda de três produtos a preço de custo.

Já as concessionárias de veículos estão investindo em condições diferenciadas de pagamento, como é o caso da Mont Koya, representante da Mitsubishi. Outro exemplo é a Cipauto, revendedora GM Chevrolet, que também oferta o chamado “preço de funcionário” – no modelo S10 Midnight 2019, por exemplo, o desconto ultrapassa R$ 31 mil.

 

Confira todas as lojas participantes no site oficial da campanha

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.