em

Secretaria de Agricultura prepara solo para plantio de mudas em horta comunitária

Na tarde da última quarta-feira a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa) realizou a limpeza na horta comunitária do programa Cultivar Energia. A parceria entre a Smapa e a Companhia Paranaense de Energia (Copel) beneficiará 80 famílias cadastradas pela Companhia de Habitação de Ponta Grossa (Prolar) no residencial Costa Rica.

O preparo inicial da área contou com descompactação do solo para a realização dos canteiros e plantio das mudas. A expectativa da Smapa é a implantação do projeto ainda no mês de março.

Eldo Berger, um dos coordenadores do Cultivar Energia, comenta quais os procedimentos necessários para serem realizados antes da implementação do projeto. “Em janeiro fizemos o recolhimento do lixo que estava no local, conseguimos retirar cerca de quatro sacos com os materiais coletados. Com a manutenção do solo, ainda precisamos fazer a adubação, que será realizada em parceria com a própria comunidade do Costa Rica, e montar os canteiros”, explica Berger.

A Copel cercou a área e realizou um treinamento aos moradores para que eles soubessem como fazer a manutenção da horta, que fica embaixo dos fios de alta tensão da rede de energia. A Prolar cadastrou as famílias que vão trabalhar naquele espaço e fará a parte social para que as pessoas entendam a importância do trabalho em associação com os outros moradores do Costa Rica.

Para o secretário de Agricultura Ivonei Afonso Vieira a implantação da iniciativa beneficiará as famílias cadastradas no local. “O preparo inicial do solo já foi feito, ainda temos procedimentos a serem realizados, mas contamos com o envolvimento da comunidade para fazermos a horta. Ainda vamos proporcionar às pessoas aquilo que é mais importante, o alimento”, finaliza Vieira.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.