em

Regulamentação de acesso ao Plenário divide opiniões

Conforme o Diário dos Campos havia adiantado na edição de terça-feira (28), sobre a intenção do presidente da Câmara de Vereadores de Ponta Grossa, Sebastião Mainardes Junior (DEM) em baixar portaria regulamentando o acesso ao Plenário, a medida foi tomada e já está valendo desde a sessão de quarta-feira (28). 
Assim, segundo portaria publicada na edição de quarta-feira do Diário Oficial do Município, durante as sessões ordinárias e extraordinárias realizadas no Plenário da Câmara somente será permitido acesso aos vereadores e um assessor de cada gabinete parlamentar, devidamente identificado. Além disso, conforme a medida, os membros da imprensa deverão permanecer no espaço reservado exclusivamente para seus trabalhos na Sala da Imprensa. De acordo com o texto, o acesso ao Plenário por jornalistas, autoridades e convidados precisa ser autorizado pela Mesa Executiva. Foram afixados cartazes informando a proibição de que trata a Portaria. 
Entre vereadores ouvidos pelo DC, a medida divide opinião. "Eu concordo que a Câmara é a casa do povo e tem que ser aberta. Mas o Plenário precisa se respeitado. Algumas conversas durante as sessões dispersam a atenção e podem prejudicar as votações", opina Vinicius Camargo (PMB). 
Por outro lado, embora concorde que o acesso precisa ser regulamentado, Geraldo Stocco (Rede), discorda que apenas um assessor possa ficar no Plenário. "Acredito que é preciso ter controle, não podemos deixar a Câmara perder seu status democrático", completa. 
Ao anunciar os vereadores que iria propor a normativa, Mainardes ressaltou que o principal motivo seria evitar lobby durante as sessões. "Tem muita gente que vem fazer lobby durante a sessão, atrapalhando a fala dos vereadores. Que vá fazer no gabinete do vereador", enfatizou na ocasião. 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.