em

Rodada de Negócios realizada pelo Sebrae/PR aproxima empresas participantes do Programa ALI

Aproximadamente 50 empresas participantes do Programa ALI – Agente Local de Inovação foram convidadas a participar de uma Rodada de Oportunidades de Negócios realizada no dia 17 de outubro, no escritório regional do Sebrae/PR, em Ponta Grossa. O evento também marcou o encerramento do ciclo 2015/2016 do programa que atendeu 400 empresas na região dos Campos Gerais e Centro do Estado nos últimos dois anos. Seis setores econômicos foram incluídos no programa, como saúde, agroindústria, tecnologia da informação, turismo, encadeamento produtivo e logística.

Uma das empresas participantes da rodada foi a Microcervejaria Palais, de Ponta Grossa. Segundo o proprietário Paulo Rogério Borszowskei, foi por meio do Programa ALI que a empresa teve acesso ao Sebraetec – Serviços em Inovação e Tecnologia, para execução de projetos voltados à inovação.  “Tivemos subsídio para a criação dos rótulos de nossos produtos e nos consolidamos no mercado também graças a esse diferencial”, contou.

Outra empresa atendida pelo Programa ALI foi a Farmácia de Manipulação Água de Anjo, instalada em Ponta Grossa. De acordo com a proprietária Evelyn Louise Kos, o Programa ALI permitiu a identificação de algumas carências da empresa que já está no mercado há 15 anos. “Adotamos o questionário de satisfação dos clientes e passamos a divulgar a nossa marca nas redes sociais, refletindo no aumento da clientela”, citou. A empresa também desenvolveu o próprio site – por meio do Sebraetec – e estuda vender também por meio do comércio eletrônico, também chamado de e-commerce.

Além destas empresas, o Programa ALI também trouxe benefícios para a HGS Máquinas e Equipamentos Industriais, de Castro. O empresário Helington Schneider relata que alguns melhoramentos foram perceptíveis com o Programa ALI, como a melhoria de processos, de planejamento e de integração da equipe. “A melhoria dos produtos nos abrem novos horizontes como, por exemplo, o mercado externo, já que recentemente vendemos para o Peru”, comemorou.

O Programa ALI também permitiu à empresa PRS Sistemas de Informática, de Ponta Grossa, a formar uma equipe ainda mais engajada com o processo de inovação. “No decorrer do programa notamos que havia a necessidade de mudanças e modificamos nossa visão sobre o que é inovar”, relata o proprietário Paulo Roberto Schiniegoski.

A mesma ótica é compartilhada pela empresária Rejane Peconick, da Azalea Agência de Turismo. “A empresa já existe há 29 anos, mas o programa nos deu suporte para reestruturarmos processos. Hoje, vemos funcionários mais motivados”, considera. Para ela, a rodada permitiu conhecer as propostas das demais empresas, como também ideias que podem ser aplicadas pelos demais empresários.

Conforme a consultora do Sebrae/PR, Nádia Joboji, a rodada teve como objetivo valorizar as empresas participantes do Programa ALI e facilitou o relacionamento entre elas, proporcionando novos mercados e negócios. A programação da rodada inclui ainda a palestra “Inovar para Crescer”, com Diogo Takayama. “A rodada encerra este ciclo com as empresas que mais implementaram inovações em seus negócios. Além disso, foi uma forma de valorizar as empresas que mais participaram do programa, permitindo a aproximação entre elas, troca de experiências, podendo gerar novas oportunidades de negócios, sabendo que são empresas de qualidade”, concluiu.

Arquivo DC

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.