em

Renovada, Câmara de PG inicia ano com pauta do Executivo

Legislativo tem sessão na tarde desta quarta-feira e influência do Executivo deve predominar nas primeiras votações

 

Arquivo DC
Câmara inicia oficialmente trabalhos após uma sessão extraordinária em janeiro deste ano

A Câmara de Vereadores inicia oficialmente nesta quarta-feira (15) o seu ano de trabalhos em plenário, com a sessão de abertura ocorrendo a partir das 14 horas. O Legislativo inicia com uma nova cara, 14 dos 23 vereadores nunca ocuparam um cargo eletivo, e uma pauta que deverá conter uma série de assuntos que o Executivo deseja impor já no começo das atividades.

Na antevéspera da abertura dos trabalhos da Câmara o Executivo convocou os parlamentares para uma reunião e já adiantou uma relação de 16 assuntos que irá abordar em projetos de leis a serem encaminhados já nos primeiros dias de atividade do Legislativo. “Devem vir diversos projetos do Executivo e que deverão ser bastante debatidos na Câmara”, adiantou o presidente da Casa, Sebastião Mainardes (DEM). O presidente da Casa, no entanto, não acredita que a pauta inicial deverá ser tomada pelas propostas do Executivo, já que elas ainda precisam passar pelas comissões da Câmara. “O número atualmente de projetos não é grande, já que os prazos começam a contar a partir de amanhã (quarta-feira), mas na sequência deve aumentar”, adiantou Mainardes, que até o final da tarde de ontem ainda não havia fechado a ordem do dia, mas descartava a hipótese de ter temas mais complexos analisados já na volta dos trabalhos.

A tendência, acredita o presidente do Legislativo, é que a agenda de 16 assuntos propostos pelo Executivo comecem a ir para análise da Câmara nas próximas semanas, assim como o Plano Diretor também deverá movimentar o Legislativo neste ano. “O Plano Diretor é composto por diversos projetos de lei, e que devem ser encaminhados à Câmara e render muita discussão”, aponta o presidente.

Se na pauta desta quarta-feira não devem constar temas mais palpitantes, a expectativa é pela presença do prefeito Marcelo Rangel (PPS), que disse na segunda-feira ter a intenção de comparecer à Câmara e repassar a mensagem do Executivo ao Legislativo.

“O diálogo – entre os poderes – é importante e tem sido bastante produtivo. É bom para cidade que Legislativo e Executivo estejam em sintonia, sobretudo em épocas como esta, de crise”, comentou Mainardes.

Como a Câmara começa os trabalhos de 2017:

14 ‘novatos’

Felipe Passos (PSDB), Rudolf ‘Polaco’ (PPS), Eduardo Kalinoski (PSDB), Professora Rose (PSB), Ricardo Zampieri (Solidariedade), Florenal (PTN), Dr. Magno (PDT), Paulo Balansin (PTN), Geraldo Stocco (Rede Sustentabilidade), Divo (PSC), Mingo Menezes (DEM), Vinicius Camargo (PMB), Sargento Guiarone (PROS) e Celso Cieslak (PRTB) assumem pela primeira vez um cargo no Legislativo.

Mesa Executiva

Sebastião Mainardes (DEM) presidente, Dr Zeca (PPS) vice, Jorge da Farmácia (PDT) primeiro-secretário, Florenal (PTN) segundo-secretário e Professora Rose (PSB) terceira-secretária compõem a Mesa Executiva da Câmara.

 

Oposição reduzida

Pietro Arnaud (Rede), Ricardo Zampieri (Solidariedade), Jorge da Farmácia (PDT) devem ser os únicos, ao menos por enquanto, a se definirem como oposição ao Governo de Rangel.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.