em

Projetos e iniciativas esportivas impulsionam inclusão de deficientes visuais

Peterson Strake
Os treinos de natação também são voltados a idosos com a deficiência visual

A natação e o atletismo são algumas das modalidades onde os deficientes visuais de Ponta Grossa vem ganhando destaque

Os Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro terminam neste domingo (18), mas deixam um legado de superação e amor ao esporte. Os atletas paralímpicos não são destaque apenas na cidade maravilhosa, mas muitos treinam aqui, em Ponta Grossa.

A Associação de Pais e Amigos do Deficiente Visual (Apadevi) da cidade desenvolve diversos trabalhos que incentivam o esporte entre essas pessoas que encaram desafios todos os dias.  A natação é uma das práticas que são voltadas aos deficientes visuais. Wanderley Meira treina os atletas há dois meses e diz que os resultados são visíveis.

“O objetivo é trazer, principalmente os deficientes visuais que são idosos, para a natação e assim melhorar a qualidade de vida e também não deixá-los sedentários, já que por terem essa deficiência, acabam ficando apenas em casa”, diz Wanderley. As turmas são divididas em dois grupos que praticam a natação nas terças e quintas.

Além da natação, a Apadevi treina atletas no atletismo. Wanderley, além de treinador, é atleta guia e conta que a instituição possui cinco atletas de alto nível na modalidade. Há dois participam de provas como o Circuito Caixa, Campeonato Paranaense e em dezembro se preparam para o Jogos Abertos Paralímpicos. Os atletas paralímpicos correm 100 e 200 metros, salto em distância e também representam Ponta Grossa no arremesso de dardo, e disco.

“É uma experiência incrível poder conviver com eles, você vê as dificuldades que eles encaram todos os dias e como eles nunca desanimam e isso faz com que seus problemas se tornem muito pequenos”, afirma Wanderley.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.