em

Prefeitura de Carambeí trata pessoas com deficiência com equoterapia

O projeto de equoterapia realizado em parceria entre a Prefeitura Municipal, Centro de Equoterapia dos Campos Gerais e Rancho HS entra em seu terceiro ano. Nesses dois anos de atividades efetuou mais 3,3 mil procedimentos direcionados a crianças especiais do município de Carambeí, onde o cavalo é o componente principal da terapia.

O trabalho, realizado por uma equipe multidisciplinar das áreas de psicopedagogia, fisioterapia e educação física, tem por objetivo facilitar o tratamento de portadores de necessidades especiais, distúrbio de comportamentos, hiperatividade entre outras deficiências. Por semana são atendidas 35 crianças em sessões que duram cerca de 30 minutos.

De acordo com o educador físico, Eros Spartalis, são atendidos alunos oriundos da Apae Carambeí, Casa Lar Talita e crianças com prescrição médica para o tratamento. Ele destaca os inúmeros benefícios proporcionados pelo tratamento e cita como exemplo um paciente com síndrome de Down, “a criança com Down possui uma musculatura hipotônica, o tratamento com o auxilio do cavalo ajuda fortalecer a musculatura”, explica.

Parceria

A proprietária do Rancho HS, Silvia de Geus Goolkate, enaltece a parceria que possibilitou o desenvolvimento do projeto em Carambeí. “Graças ao apoio da Prefeitura que custeia as despesas do projeto, disponibiliza transporte está sendo possível proporcionar atendimento para essas crianças”. Ela ressalta que o Rancho HS abriu os portões para a parceria sem fins lucrativos.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.