em

PR recebe mais declarações do IRPF do que o esperado

No período regulamentar de apresentação da declaração de Imposto de Renda das Pessoas Físicas (IRPF), que iniciou dia 7 de março e encerou-se na última terça-feira (30), a Receita Federal do Paraná recebeu 1.979.969 documentos, número 0,5% maior do que o esperado – 1,97 milhão de declarações.

Em comparação ao ano passado, houve um aumento de 4,72% nas transmissões no período regular, e o total representa 6,46% do total de declarações recebidas no país.

Agora, após o final do prazo estipulado, a apresentação da declaração estará sujeita a uma multa de 1% com valor mínimo de R$ 165,74 e o máximo correspondente a 20% do imposto devido.

Em 2018, no período de 1º de maio até 31 de dezembro foram recepcionadas 23,4 mil declarações em atraso de contribuintes que estavam obrigados e não fizeram a entrega dentro do prazo regulamentar, o que representou uma inadimplência de 1,22%.

A Receita Federal disponibiliza ao contribuinte a possibilidade de acompanhamento do processamento de sua declaração com acesso às divergências ou pendências eventualmente apontadas por meio do atendimento virtual, disponível no site http://receita.economia.gov.br

De acordo com o cronograma divulgado pela Receita Federal em 17 de junho será liberado o primeiro lote de restituições de 2019.

Região

Os números alcançados na região dos Campos Gerais também superaram as expectativas da Receita. Com um total de 207.932, o incremento foi de 5,1% em número de declarações em relação a 2018 – a estimativa era de que seriam apresentadas 206 mil declarações. Apenas em Ponta Grossa o total foi abaixo do previsto: 63.573 declarações foram entregues, das 66 mil aguardadas. 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.