em

Poços artesianos contribuem para amenizar os efeitos da seca

Durante o período de estiagem, ou seja, quando há falta de chuvas a perfuração de poços artesianos tem sido uma alternativa para adquirir água, seja para uso doméstico, irrigação ou para criação de animais. 

Com mais de 10% de toda água doce do planeta, o Brasil possui mais de 2,5 milhões de poços artesianos. Em lugares onde a estiagem é severa os poços artesianos, muitas vezes são a única forma de abastecimento.

Diferenças entre poço artesiano e poço semi artesiano

Os poços artesianos e semi artesianos são um sistema de abastecimento onde a água é retirada do subsolo diretamente do lençol freático. 

Recebe o nome de poço artesiano a espécie de poço perfurado para captar água no subsolo e que não depende do uso de bombas para a retirada da água. O uso das bombas de água nesse caso, é  direcionar a água para o reservatório ou para as áreas que se quer atingir. 

Já os poços semi artesianos geralmente com uma profundidade menor que a do artesiano, não são jorrantes, ou seja, necessitam de uma bomba para trazer a água até a superfície.  

Como a água é retirada e armazenada para uso? 

A água é retirada do poço através de uma bomba e levada até um reservatório, previamente instalado que deverá ficar localizado em um nível superior.

A escolha do melhor tipo de bomba de água vai depender de vários fatores que precisam ser analisados, dentre eles: a tensão de alimentação que deverá ser aplicada, o diâmetro e a vazão do poço, a distância entre a saída do poço e o local onde a água precisa ser levada e o desnível do plano onde o poço foi construído em relação aos andares em que o abastecimento precisa ser feito.

Para esse processo podem ser usados dois tipos de bombas de água: as submersas  e as centrífugas. A primeira é instalada dentro do poço abaixo do nível da água e tem como função bombear e dar pressão a água. Já as centrífugas devem ser instaladas externamente, acima da superfície do solo.

Como escolher o lugar da perfuração

A empresa que fará a perfuração, faz a prospecção do solo na propriedade onde será instalado o poço. assim que é detectado o lençol freático na profundidade correta e feita a avaliação da área, para excluir qualquer tipo de contaminação ou dano ao meio ambiente. 

Autorização para perfurar e construir

É importante que o poço artesiano seja perfurado por máquinas e empresas especializadas e cadastradas no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA), bem como por profissionais técnicos como geólogos e engenheiros de minas que também tenham atestado certificado pelo órgão.

É necessária ainda a autorização fornecida por órgãos estaduais, gestores do recurso hídrico, com validade pré-determinada. Com essas autorizações em mãos e obedecendo essas certificações, qualquer pessoa pode ter um poço artesiano.

Manutenção 

Os poços artesianos dependem também de manutenções preventivas, para evitar problemas geológicos e até mesmo mecânicos. A cada um ano devem ser realizadas a limpeza, análises da qualidade da água, e a verificação da  integridade dos equipamentos.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.