em

Plano Diretor é fundamental para desenvolvimento da cidade, dizem especialistas

Foto do trânsito de Ponta Grossa
Foto: Arquivo DC

Arquivo DC
Soluções para o trânsito é uma das funções do Plano Diretor

“É difícil mensurar os prejuízos que a cidade tem com um Plano Diretor desatualizado. O município perde a possibilidade de gerar riquezas crescendo de maneira organizada. Já se perde dinheiro no trânsito, por exemplo”, a análise é do engenheiro civil Fábio Wilson Dias, diretor de comunicação e mídia da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Ponta Grossa.

Para especialistas, o Plano Diretor é fundamental para o desenvolvimento da cidade, pensando no município a longo prazo. “É o Plano Diretor que vai ‘costurar’ com outros planos, como o de habitação, saneamento básico, mobilidade. É o ‘plano mestre’ de um município”, explica o arquiteto Joel Laroca. “Se uma cidade crescer desordenadamente, o reflexo será no futuro. É preciso que se pense como Ponta Grossa estará daqui a 20 anos, como irá acomodar a população, por exemplo? É para isso, também, que serve o Plano Diretor”, complementa Dias.

Laroca, que também presta assessoria na elaboração de planos diretores de outros municípios paranaenses, explica que Ponta Grossa, ainda na década de 60, foi a primeira cidade do interior do Estado a contar com um Plano Diretor. No entanto, de lá para cá houve pouca evolução. Para o arquiteto, a maior parte do planejamento ainda vigente na cidade é do plano aprovado em 1992. “Outros municípios dispõem dessas leis (complementares) e espero que elas venham a ser aprovadas em Ponta Grossa e supram essas falhas no planejamento do município”, comenta Laroca, citando como exemplo a Lei do Estatuto de Impacto de Vizinhança, atualmente emperrada no Legislativo. “É um assunto para todos os tipos de obra. O empresário de fora, quando vem investir em Ponta Grossa, estranha o fato de aqui não ter uma lei de impacto de vizinhança, é uma lacuna no planejamento urbano”.

Fábio Dias também cita o exemplo de investimentos de fora, que por ventura podem vir a serem prejudicados na cidade, justamente pela ausência de um Plano Diretor atual. “Não me surpreenderia se um dia, um empresário deixasse de investir em Ponta Grossa, por conta desta falha. Afinal, ele não sabe o que vai acontecer no dia seguinte”, afirma.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.