em

Mudanças no sistema viário já estão sendo estudadas

Divulgação
Soluções para o transporte público é um dos desafios do sistema viário de Ponta Grossa

Um dos itens integrantes do Plano Diretor de Ponta Grossa diz respeito ao sistema viário do município. Vigentes desde de 1992, as diretrizes precisam ser atualizadas, e algumas iniciativas já estão sendo discutidas pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Ponta Grossa (Iplan) e também pela Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT).

Entre as medidas estudadas estão propostas como a eliminação do Terminal Central, alterando o sistema para miniterminais. Outra alteração no transporte público seria a possibilidade do uso temporal do bilhete eletrônico, que permitiria o usuário a fazer mais de um percurso de ônibus, durante um determinado intervalo de tempo, com apenas uma passagem.

Uma das políticas de modernização das políticas do sistema viário, atendendo a uma diretriz do Governo Federal, deve ser a priorização do transporte público e formas alternativas de locomoção (bicicleta, entre elas), em detrimento a carros e motocicletas.

O sistema viário também discute a solução para eixos viários considerados fundamentais para o fluxo da população, para as regiões de Uvaranas, Nova Rússia, Oficinas, Ronda e Santa Paula. Uma das principais discussões sobre este tema diz respeito à busca para uma solução na Carlos Cavalcanti, uma das vias mais movimentadas de Ponta Grossa e que permanece sem definição. “Não é de uma hora para outra que o sistema viário de Ponta Grossa  será definido e com alternativas viáveis. Mas a proposta dos miniterminais, por exemplo, me parece interessante, assim como encontrar uma serventia para a Carlos Cavalcanti e outros eixos da cidade”, analisa o engenheiro civil Fábio Wilson Dias, diretor de comunicação e mídia da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Ponta Grossa.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.