em

Maioria dos brasileiros acredita que Lula não será candidato em 2022, diz pesquisa

(Fernando Frazão/Agência Brasil)

O Instituto Paraná Pesquisas divulgou na segunda-feira (15) levantamento em que questionou os brasileiros sobre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ser candidato a presidente da República em 2022. Para 50,4% dos entrevistados, Lula não deve ser candidato a presidente; 44,9% dizem que o ex-presidente deve ser candidatar; 4,7% não sabem ou não opinaram.

Após as condenações de Lula na Operação Lava Jato serem anuladas na semana passada, pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, Lula conseguiu retomar os seus direitos políticos, se tornando elegível. Em sua decisão, o ministro entendeu que a 13ª Vara Federal em Curitiba não tinha competência legal para julgar as acusações.

Pela decisão, ficam anuladas as condenações nos casos do triplex do Guarujá (SP), com pena de oito anos e dez meses de prisão, e do sítio em Atibaia, na qual Lula recebeu pena de 17 anos de prisão. Os processos deverão ser remetidos para a Justiça Federal em Brasília para nova análise do caso.

A pesquisa foi feita por telefone com 2.002 eleitores, de 192 municípios de todos os Estados e Distrito Federal entre os dias 8 e 10 de março. A amostra atinge grau de confiança de 95% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2% para os resultados gerais.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.