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Fred Rocha dá dicas de atendimento em palestra show realizada em PG

 

Divulgação

 

Com o objetivo de conhecer mais sobre o novo consumidor e as tendências do consumo, mais de 100 empresários de Ponta Grossa prestigiaram na última segunda-feira, 18 de abril, a palestra show “O Super Atendimento” com Fred Rocha, especialista em Varejo e Consumo, que esteve pela primeira vez na cidade. O evento aconteceu no escritório regional do Sebrae/PR, em Ponta Grossa.

Para a consultora do Sebrae/PR, Aline Daiane Monteiro, o palestrante Fred Rocha conseguiu repassar aos participantes a necessidade de se realizar o atendimento não focado na necessidade direta do cliente, mas na resolução do problema dele. “As dicas podem ser aplicadas em qualquer empresa independentemente do porte dela. Além disso, são ideias que dispensam investimento, pois dependem unicamente da mudança de comportamento do empresário e de seus funcionários”, destaca, ao frisar que essas mudanças podem gerar a fidelização de clientes e a conquista de novos.

Para o palestrante Fred Rocha, é necessário que o empresário insira três palavras no dia a dia do varejo, que são conhecer, ouvir e resolver. “Ao descobrir o problema do cliente o empresário se torna mais criativo na venda. Precisamos aprender a olhar outros negócios e encontrar uma solução legal para o problema do cliente”, diz, ao citar o exemplo da Amazon, empresa de comércio eletrônico dos Estados Unidos, com sede em Seattle, estado de Washington, que foi uma das primeiras a vender produtos na internet.

Ele orienta ainda os varejistas a customizar o atendimento, ou seja, fazer a adequação do serviço prestado de acordo com o gosto do cliente. Além disso, a dica também é facilitar a vida dos clientes ao possibilitar diferentes formas de pagamento. “Quantas mais opções de pagamento o estabelecimento oferecer melhor será. Quando se nega a possibilidade de pagar com cartão de crédito, por exemplo, o cliente não volta mais”, assegura.

Além disso, o especialista em Varejo e Consumo também sugere que o empresário parcele as compras para que o cliente que não tem dinheiro para pagar à vista possa adquirir o produto desejado.  É necessário ainda que os funcionários do estabelecimento ‘ensine’ o cliente quando este compra um produto mais complexo, com a justificativa de que o consumidor não é adivinha.

Ainda conforme o especialista, é preciso atenção com os pontos de contato com o cliente, ou seja, é preciso saber gerenciar os novos canais de negócios. “Se o cliente mandou uma mensagem pelo facebook, por exemplo, o ideal é dar resposta em até três minutos. Se o empresário não é capaz disso, o indicado é não ter facebook ou whatsapp para não criar uma experiência negativa”, aconselha.

Outro ponto primordial, segundo Fred Rocha, é saber gerenciar e respeitar as expectativas do cliente. “Prometam menos e façam mais. É preciso cuidado com os apelos que são feitos, já que as promoções estão banalizadas. É bom pensar estratégias para ter retorno e surpreender”, garante. Fred Rocha afirma ainda que até pouco tempo atrás as pessoas montavam um negócio para ganhar dinheiro, mas que o correto é montar um negócio para resolver o problema dos outros. “Com isso o dinheiro passa a ser a consequência da competência do empresário em resolver aquele determinado problema”, expõe.

A presidente da Câmara da Mulher Empreendedora de Ponta Grossa, Lilian Fernanda Machado de Albuquerque, que também é gestora de negócios,  participou da palestra show e considerou o evento positivo. “Foram repassadas dicas simples, que podem ser aplicadas em qualquer empresa, não dependendo de sistemas de informática ou investimentos”, diz, ao frisar que todas as informações assimiladas no evento já foram repassadas para os demais membros da Câmara da Mulher Empreendedora de Ponta Grossa.

Capacitação

Dando sequência à programação de cursos e palestras, o Sebrae/PR realiza de 25 a 28 de abril, no escritório regional de Ponta Grossa, o curso “Gestão Estratégica de Vendas”, que faz parte do Programa Na Medida. O curso acontece das 19 às 23 horas e tem o propósito de oportunizar momentos de reflexão para os profissionais envolvidos com vendas, seja na função de gestor de vendas ou na função direta de vendedor, criando condições para que os participantes desenvolvam competências nas dimensões de natureza cognitiva, atitudinal e operacional.

Conforme a consultora do Sebrae/PR, Aline Daiane Monteiro, ainda há vagas disponíveis e o investimento é de R$ 180. As inscrições podem ser feitas através do telefone (42) 3228-1500, nos ramais 2501 ou 2506.

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