em

Ex-estagiário do Banco do Brasil assume presidência da Petrobras

Presidente do Banco do Brasil, Aldemir Bendine assume a Petrobrás Foto: Valter Campanato/ABr

Aldemir Bendine, presidente do Banco do Brasil, assumirá o mais alto posto da Petrobras, em substituição à Maria das Graças Foster, que deixa o cargo nesta sexta-feira (6). Segundo comunicado oficial do Banco do Brasil, divulgado no começo desta tarde, Bendine e Ivan de Souza Monteiro (vice-presidente de gestão financeira e de relações com investidores) renunciaram aos cargos na instituição hoje.

Próximo à cúpula petista, Bendine era cotado em dezembro para assumir a direção do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O executivo que começou a carreira no Banco do Brasil aos 15 anos como estagiário, chegou à presidência da instituição financeira, em abril de 2009, por indicação do ex-ministro da Fazenda Guido Mantega – sob a benção do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Nascido em 10 de dezembro de 1963, em  Paraguaçu Paulista (SP), Aldemir Bendine – ou “Dida” para os amigos de longa data. Em 1982, foi efetivado no BB como concursado. Cumpriu uma longa travessia dentro da instituição. Além da experiência no “chão de fábrica” da agência bancária, foi assessor na Superintendência de São Paulo, gerente-executivo da diretoria de Varejo e secretário-executivo do Conselho Diretor.

Em 2006 e 2009, cumpriu a última estação antes de desembarcar na presidência do banco, ao ocupar a vice-presidência de Varejo. Ao contrário de outros dirigentes de bancos públicos que fizeram carreira caminhando no limiar do sindicalismo, Bendine nunca se filiou a qualquer partido político, embora seu nome seja sempre associado ao Partido dos Trabalhadores.

Presidente do Banco do Brasil e membro do Conselho de Administração, Bendine é Bacharel em Administração de Empresas, cursou MBA em Finanças e em Formação Geral para Altos Executivos. Da vida pessoal, sabe-se que é fã de Queen e torcedor do Palmeiras.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.