em

Equipe de Encomendas recebe treinamento PDCA

Um grupo de aproximadamente 30 profissionais do setor de Encomendas da Princesa dos Campos está participando nesta terça-feira, dia 4 de junho, do treinamento PDCA (Plan, Do, Chek, Act, ou então, Planejar, Fazer, Verificar e Atuar). Ministrada pelo professor Nelson Canabarro, a programação acontece durante o dia todo no Terminal de Encomendas, no CIC, em Curitiba, e conta com apoio do setor da Qualidade.

A capacitação, que vai abranger em uma próxima etapa um grupo de profissionais da matriz, em Ponta Grossa, tem como objetivo a solução de problemas através das suas quatro fases: planejar, fazer, verificar e agir. E, para a atividade ficar completa, os participantes do treinamento terão um novo encontro dentro de um mês para o qual terão que apresentar os resultados do PDCA implantado.

“Nossa atividade não resulta em um produto que pode ser descartado ou substituído quando apresenta imperfeição. Nossa entrega tem que ser perfeita a todo momento, a cada passo que damos. Por isso, a qualificação dos nossos profissionais é fundamental. E o PDCA é uma ferramenta da Qualidade que nos permite estabelecer processos altamente alinhados com as necessidades dos nossos clientes”, enfatiza Florisvaldo Hudinik, diretor-presidente da Princesa dos Campos.

Na primeira etapa do treinamento (Plan ou Planejar) são realizadas as análises e estudos necessários para a implantação da melhoria/ação corretiva. Nesse caso, as ações deverão estar direcionadas para os problemas a serem tratados e, após definidas, devem ser colocadas em prática. Na segunda fase, Do ou Fazer, os envolvidos com as ações são focados e treinados (se necessário) nos procedimentos cuja base é o planejamento. Os profissionais realizam as atividades e colhem dados para a fase de verificação. Trata-se da implantação do planejamento.

O terceiro momento, denominado Check ou Verificar, é uma ação gerencial cujo objetivo é verificar se as ações estão de acordo com o planejamento. Assim, os gestores analisam e comparam os dados coletados na etapa anterior com o planejado. Por fim, a última etapa, Act ou Atuar, pode ser no sentido de correção, caso a operação realizada não esteja como o planejado, ou então de efetivação, caso a operação tenha sido executa conforme o planejamento.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.