em

Disputa para o Legislativo tem cenário definido em PG

Coligações proporcionais para eleições deste ano já estão praticamente fechadas e quase não há chapas ‘puras’

 

 

Divulgação
Briga por vagas na Câmara de Vereadores já tem alianças confirmadas

A maior parte das coligações para a disputa no Legislativo em Ponta Grossa já está encaminhada. Restando poucas legendas para realizarem suas convenções e com as alianças para as majoritárias já definidas, o cenário para a corrida por cadeiras na Câmara de Vereadores também já está praticamente desenhado.

As alianças entre partidos para as eleições na Câmara de Vereadores não obedece – necessariamente – à coligação imposta na majoritária, desta forma, uma legenda pode apoiar uma candidatura a prefeito mas optar por não se coligar com nenhum outro partido na proporcional.

O número de votos obtidos pela coligação é que define quantas cadeiras a chapa terá na Câmara. Com isso, ocorrem alianças com interesses de ‘chamar’ votos para outras legendas. Por conta do chamado cociente eleitoral, partidos com os chamados ‘campeões de votos’ (candidatos com potencial de terem bom desempenho nas urnas’) costumam ser cobiçados na formação de alianças.

Também são comuns coligações com vários partidos formadas com a intenção de angariar um número significativo de votos e consequentemente eleger um número elevado de vereadores. É o caso da chapa que reúne o PPS, PSDB, PSB e PSD. As quatro legendas atualmente contam com quatro vereadores em Ponta Grossa, mas o grupo político trabalha com a hipótese de – senão pelo menos manter o atual número – conseguir eleger até seis cadeiras para o ano que vem.

Já alguns partidos optaram por ‘chapa pura’, caso do PROS e do PRB (ambos apoiam a reeleição de Marcelo Rangel), mas nem por isso diminuem a ambição. “Vamos sem nenhuma coligação, com a intenção de eleger dois vereadores, quem sabe até três”, afirma Ezequiel Bueno, um dos dois parlamentares que o PRB possui atualmente em Ponta Grossa. “Devido ao apoio que estamos recebendo, principalmente da ala jovem, nossa expectativa é fazer duas cadeiras nas próximas eleições”, afirma o vereador e presidente do PROS local, Valter José de Souza, o ‘Valtão’.

 

Quadro de alianças para disputa na Câmara

PDT, PRP, PHS e PEN

PMB PMN

PSDC, Solidariedade, PRTB

 

Rede, PMDB

PR, PT,

PTdoB, PTN, PTC

 

PSOL e PCdoB

 

PPS, PSDB, PSB, PSD

PROS

PRB

PV e PTB

PSC e PSL

DEM e PP

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.