em

Richa anuncia obras em colégio ocupado há três dias em PG

Os cerca de 700 alunos do ensino fundamental e médio do Colégio Frei Doroteu de Pádua, no bairro Periquitos, em Ponta Grossa, estão desde segunda-feira (1°) sem aulas. Estudantes, pais, professores e funcionários ocuparam a escola para cobrar melhorias no prédio. Durante visita a Ponta Grossa na tarde de hoje (3), o governador Beto Richa (PSDB) anunciou que vai iniciar uma obra na escola.

 

Fábio Matavelli
Sala de aula de madeira está sendo usada como acampamento

“Não tenho como saber as condições das mais de duas mil escolas do Paraná. Fiquei sabendo por um comunicador de Ponta Grossa que este colégio estava nessas condições. Na mesma hora chamei a superintendência da Sude (Superintendência de Desenvolvimento Educacional), que cuida disso, para dar os devidos esclarecimentos. Já estão em processo de contratação as obras, vamos destruir as salas de madeira e faremos em alvenaria para dar mais segurança aos alunos”, afirmou.

 

As salas de madeira teriam sido construídas há oito anos para uso provisório, até a conclusão das salas de alvenaria, mas a obra não ocorreu. Os estudantes têm mais queixas com relação às condições do prédio: o refeitório não é fechado e, em dias de chuva, os alunos se molham; os banheiros não têm lâmpadas; alguns vasos sanitários estão interditados; e o entorno da escola tem mato alto e muros baixos.

Segundo os integrantes da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Ponta Grossa (Umesp), Ana Paula Gonçalves de Meira e Guilherme Rafael Portela, a ocupação vai continuar porque o movimento não foi comunicado das obras.

O número de manifestantes no interior da escola é oscilante, mas pelo menos 15 estão dormindo à noite no colégio. “Contamos com a colaboração da comunidade, recebemos doação de alimentos e colchonetes”, acrescenta Ana.

Uma determinação judicial impediu que menores de idade pousassem no colégio, o que foi cumprido pelos manifestantes, segundo a Umesp. Ainda segundo o grupo, é a primeira vez em que ocorre uma ocupação semelhante em Ponta Grossa e que já há outros colégios do município que podem ser ocupados.

31 mil alunos voltam às aulas na rede municipal

Depois de os estudantes da rede estadual voltarem às aulas na segunda-feira (1°), ontem (3) foi a vez dos alunos das escolas municipais encerrarem as férias.

Cerca de 31 mil alunos da rede municipal voltaram às 135 escolas e centros municipais de educação (Cmeis). As férias duraram duas semanas. Os professores já haviam retornado na terça-feira (2) para organizarem o retorno dos estudantes.

O ano letivo da Secretaria Municipal de Educação segue até 16 de dezembro. Já na rede estadual, os cerca de 30 mil estudantes entram em férias apenas a partir de 21 de dezembro.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.