em

Deputados opinam sobre retirada de projeto da Alep

O Diário dos Campos ouviu os deputados estaduais que representam Ponta Grossa para saber o que pensam sobre emenda apresentada ao projeto de lei nº 361/2018, que reajusta o salário dos servidores públicos estaduais e a decisão de retirada do projeto por parte do governo do Estado. 
O deputado Marcio Pauliki (SD), destacou que desde o início do seu mandato defende a isonomia de todos os servidores. " A retirada do projeto da pauta é uma decisão do governo do Estado. Do ponto de vista legal, é inconstitucional a imposição de gastos do Legislativo para o Executivo sem existir previsão orçamentária. Defendo, por outro lado, que o reajuste seja, sim, debatido com cautela e critérios técnicos tão logo seja possível", frisa. 
O deputado Plauto Miró, Guimarães (DEM), preferiu não comentar o caso por enquanto. Ele disse que quer aguardar o desenrolar do assunto.
A emenda apresentada contou com a assinatura de 31 parlamentares, de diversos partidos. Entre os deputados que assinaram o texto estão Péricles de Mello (PT) e Hussein Bakri (PSD). Péricles avalia como um equívoco grave a retirada  do projeto de reajuste por causa da emenda dos deputados. "Os salários dos servidores do Executivo estão defasados em mais de 11% enquanto os servidores dos demais poderes sempre receberam em dia o reajuste", destaca. Segundo ele, dados técnicos comprovam que existem recursos para pagar o reajuste da inflação do último ano. 
Bakri, por sua vez, fez duras críticas à governadora, que chamou os deputados que assinaram a emenda de "irresponsáveis". "Temos procurado manter linha de muita tranquilidade e não estamos procurando colocar os interesses do Paraná acima política. É um instrumento do deputado fazer emenda, aí depende da governadora se vai vetar ou não. O que foge do jogo democrático é chamar quem assinou a emenda de irresponsável. Pedimos respeito da governadora, porque temos dado respeito", destacou Bakri ao utilizar a tribuna da Alep na tarde desta terça-feira (10).  

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.