em

Dependência de PG é maior que em outras cidades

Secretaria do Tesouro Nacional aponta que Ponta Grossa possui um grau de dependência de transferências de recursos maior que Londrina, Maringá e Foz do Iguaçu

 

 

Ponta Grossa depende mais de transferências de recursos do Estado e da União do que outras cidades do Paraná, como Londrina e Maringá. De acordo com dados fornecidos pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), o município dos Campos Gerais possui um grau de dependência de transferências de 59%. Os dados fazem parte do Balanço do Setor Público Nacional (BSPN) referente ao exercício financeiro de 2015.

Para calcular o grau de dependência de transferências, o Tesouro Nacional dividiu o total de transferência de recursos pelo total de receitas orçamentárias dos municípios. Os dados são fornecidos pelas próprias administrações municipais.

Entre as maiores cidades do Paraná, a dependência de transferências de recursos é maior em Cascavel: 85%. Londrina, Maringá e Foz do Iguaçu – além da capital Curitiba – apresentam índices menores que Ponta Grossa. O município dos Campos Gerais, no entanto, está dentro dos parâmetros da maior parte dos municípios brasileiros.

De acordo com os dados do Balanço do Tesouro Nacional, 55% dos municípios com população estimada em 50 mil a 500 mil habitantes possuem um grau de dependência de transferências entre 50% e 75%. Ainda segundo números do Tesouro Nacional, a maior dos municípios apresenta um grau de dependência de transferência superior a 75%: 4241 cidades estão dentro deste panorama.

O Tesouro da União também fez um levantamento sobre o patrimônio líquido das prefeituras do Brasil. Ponta Grossa apresenta R$ 1,28 bilhão em patrimônio líquido. Segundo o levantamento, Santa Teresinha do Itaipu é o município paranaense com o maior patrimônio líquido do Paraná, estimado em R$ 6,3 bilhões.

O BSPN é um instrumento de transparência da gestão fiscal, previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). O documento foi elaborado com o uso de quadros e textos explicativos para facilitar a compreensão dos dados. Os estados e municípios encaminham suas contas para elaboração do BSPN por meio do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público (Siconfi), que possui controles e validações para garantir a consistência dos dados transmitidos, melhorando a qualidade da informação contábil e fiscal enviada.

Grau de dependência de transferências

Ponta Grossa 59%

Curitiba 40%

Londrina 48%

Maringá 50%

Foz do Iguaçu 58%

Cascavel 85%

Dependência de transferências em municípios entre 50 e 500 mil habitantes:

55% – entre 50% e 75%

41% – acima de 75%

4% – entre 25% e 50%

Fonte: Secretaria do Tesouro Nacional (STN)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.