em

Decisão sobre contrato do lixo sai em uma semana

Secretário recebeu relatório de CPI e afirmou que parecer não é fator fundamental para decisão do município

Peterson Strack
Secretário de Meio Ambiente, Valdenor Paulo do Nascimento, o Cenoura, recebeu ontem o relatório final da CPI do Lixo

A decisão se renova ou não o contrato com a Ponta Grossa ambiental (PGA) será tomada pela prefeitura até a próxima quinta-feira. Ao menos é a previsão da Secretaria de Meio Ambiente do Município. Hoje o titular da pasta, Valdenor Paulo do Nascimento, o Cenoura, se reúne com o prefeito Marcelo Rangel (PPS) para inciar a definição do contrato do lixo no município.

Ontem Cenoura recebeu das mãos do presidente e do relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que analisou o contrato do lixo no município, os vereadores Delmar Pimentel (PP) e George Luiz de Oliveira (PMN). Um dos itens apontados pela CPI do Lixo foi a normalidade do contrato entre a PGA e a prefeitura de Ponta Grossa.

O aval da comissão para a renovação do contrato, no entanto, esclarece Cenoura, não será preponderante para a decisão da prefeitura. “Respeito a opinião dos vereadores, porém, temos que olhar também para as nossas questões. É uma análise conjunta”, argumentou o secretário de Meio Ambiente.

Nesta sexta-feira Cenoura deve se reunir com o prefeito Marcelo Rangel (PPS) e apresentar os primeiros detalhes do levantamento que a secretaria fez a respeito do serviço de coleta, transporte e destinação de resíduos sólidos no município. “Vamos apresentar as questões técnicas levantamento, planilhas, pareceres”, explica o secretário.

O contrato entre a PGA e o município de Ponta Grossa vence no dia 29 de fevereiro, e há a possibilidade de renovação. A decisão de mantém o vínculo atual ou abre uma nova licitação, no entanto, deve ser informada antes do vencimento do contrato. “Acredito que quarta- ou quinta-feira o prefeito já terá uma decisão”, adiantou Cenoura.

Caso a prefeitura opte por abrir uma nova concorrência, há a possibilidade de se fazer um contrato temporário com a PGA por um período menor, até que se defina o vencedor do edital. E em caso de uma nova concorrência, a PGA também poderá participar da licitação, que também deverá incluir a coleta seletiva no município.

Relatório

A CPI do Lixo se encerrou ontem e apontou que a empresa responsável pela coleta, transporte e destinação de lixo em Ponta Grossa também deve ficar responsável por outras tarefas no município, entre eles a limpeza de terrenos baldios, jardinamento da cidade, desobstrução de bueiros, entre outros. Além de Delmar e George, os vereadores Luiz Bertoldo (PRB), “Professor” Careca (SDD) e Marcio Schirlo (PSB). Antonio Laroca Neto (PDT) foi quem propôs a criação da CPI, mas o parlamentar da oposição acabou sendo excluído na escolha dos membros.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.