em

CPI do Lixo pede notificação sobre renovação de contrato

Comissão ouviu Secretário de Meio Ambiente e pediu para que contrato não seja renovado antes de conclusão dos trabalhos da CPI

José Aldinan/Divulgação
Cenoura foi o primeiro a ser ouvido pela CPI do Lixo

 

Em sua primeira reunião, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apura o contrato da destinação de resíduos sólidos em Ponta Grossa ouviu o Secretário de Meio Ambiente do município, Paulo Valdenor Nascimento, o ‘Cenoura’.

Durante a oitiva os parlamentares pediram informações a respeito do contrato do município com a Ponta Grossa Ambiental (PGA), além de encaminharem alguns pedidos à administração municipal, a respeito do vínculo, que se encerra em março do ano que vem.

Os vereadores da CPI do Lixo pediram que a Prefeitura envie uma notificação à PGA, a respeito do fim do contrato com o município. A medida visa evitar a renovação automática com a empresa, e os vereadores também solicitaram ao secretário que a administração só aborde um novo contrato após a conclusão da CPI, prevista para encerrar os trabalhos em fevereiro do ano que vem.

O contrato entre PGA e o município encerra no dia 29 de fevereiro e pode ser renovado, desde que a empresa cumpra com algumas exigências, como renovação da fora de caminhões, por exemplo. A administração ainda tem a opção de fazer uma licitação e contratar uma nova empresa.

Cenoura afirmou que a Secretaria irá colaborar com os trabalhos da CPI e que a intenção é fazer uma ‘radiografia’ do serviço de coleta, transporte e destinação do lixo no município. “Acho importante os vereadores se proporem a tratar desse assunto, para termos uma ‘radiografia’ e tomarmos a melhor decisão. Alguns documentos foram solicitados, que já estão sendo providenciados, e acredito que o prefeito irá respeitar esse pedido do Legislativo”, disse o secretário.

Auditoria

Cenoura também forneceu informações a respeito de uma auditoria interna que a Secretaria de Meio Ambiente está fazendo a respeito do contrato do lixo no município. Segundo o titular da pasta, o levantamento também tem como objetivo embasar o município na escolha de uma nova empresa ou renovação de contrato com a PGA. O secretário assegurou que assim que o conteúdo da auditoria esteja concluído, será fornecido à CPI.

Na próxima oitiva da Comissão, agendada para a semana que vem, estão previstos os depoimentos do presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Condema), Renato Weber de Oliveira, e da diretora de Meio Ambiente do município, Patrícia Tuma Hilgemberg.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.