em

Confiança da indústria de transformação permanece pessimista, aponta Fiep

Divulgação
Índice de Confiança da Indústria de Transformação recuou 0,7 em julho

A indústria de transformação paranaense continua pessimista. O Índice de Confiança da Indústria de Transformação do Paraná (ICT-PR), levantamento mensal feito pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) recuou 0,7 ponto neste mês de julho, na comparação com o mês anterior. No patamar dos 45,8 pontos, se mantém na área do pessimismo. Com isso, já são 31 meses estagnados na região pessimista da avaliação. Na comparação com julho de 2015, porém, o indicador apresentou elevação de 14,9 pontos.

O alento para o setor é que o índice que mede a confiança do empresariado só perde, em proximidade à área de otimismo nos últimos 27 meses, para a pontuação registrada em junho deste ano, quando o indicador chegou a 46,5.

“O maior impacto negativo vem das expectativas das condições da economia, que apontou queda de quatro pontos”, avalia Roberto Zurcher, economista da Fiep.

Houve queda também no Índice de Condições, que recuou 2,7 pontos em julho, chegando a 33,7 pontos. Ainda que também tenha apresentado elevação de 10,6 sobre julho do ano passado, o índice segue na zona de pessimismo, este pela 43ª vez seguida.

Leia a matéria na íntegra na versão impressa desta terça-feira.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.