em

Você sabe como a inflação mexe com seu bolso?

Quantas vezes você se perguntou por que os preços estão mudando todos os dias? A resposta é simples e se chama inflação. Este fenômeno era conhecido da maior parte da população brasileira em meados de 1980, quando as pessoas ouviam principalmente nos supermercados o barulhinho da máquina que remarcava valores pela manhã e à noite. O aumento excessivo foi controlado pelos governos, porém voltou a assustar os brasileiros nos últimos dois anos. A inflação está levando o dinheiro dos trabalhadores, que hoje convivem com os índices inflacionários.

Para explicar o que são estes índices e como eles interferem no dia a dia das pessoas, o DIÁRIO DOS CAMPOS conversou com o administrador de empresas, João Guilherme Penteado. Formado em MBA em Gestão de Negócios pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC), ele define inflação como “um fenômeno gerado pelo incremento no dinheiro em circulação e ou falta de oferta de determinado produto, o que causa o aumento geral dos preços no primeiro caso, e aumento específico do preço de um produto no segundo caso”. Confira.

DIÁRIO – O que são os índices inflacionários e porque existem?

JOÃO – São métodos para se mensurar o aumento geral dos preços. Os índices auxiliam empresas e governo a repor seus preços, salários, margens e etc.

Leia mais na edição impressa

 

João: “o trabalhador percebe a inflação quando vai ao supermercado”

Foto: Rodrigo Covolan

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.